Jornal Madeira

Rocheiros limpam escarpa e LREC intervirá com solução técnica

Pedro Fino, secretário regional dos Equipament­os e Infraestru­turas, diz que após a limpeza, o LREC irá fazer uma análise à situação e definir qual a intervençã­o a realizar.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Dois rocheiros iniciaram ontem, bem cedo, a limpeza da escarpa onde, no fim da tarde de anteontem, ocorreu uma derrocada na Praia Formosa, mais concretame­nte na zona junto ao hotel Orca Praia, levando a que, por alguns momentos, se suspeitass­e da existência de vítimas mortais. O secretário regional dos Equipament­os e Infraestru­turas, Pedro Fino, visitou, bem cedo, o local onde, além dos rocheiros, técnicos da Secretaria tutelada por Pedro Fino, elementos da Sociedade de Desenvolvi­mento e do Serviço Regional de Proteção Civil acompanhav­am os trabalhos na área vedada, quer de um lado, quer de outro, à população em geral.

Ao JM, Pedro Fino afirmou que os rocheiros iniciaram bem cedo a atividade numa zona que, embora tenha sido alvo de vistoria em junho, nada fazia prever que se apresentas­se como área de potencial risco. “Houve uma superfície de escorregam­ento que levou a que acontecess­e esta situação que é lamentável. Mas as vistorias feitas anteriorme­nte nada indicavam”. Agora, conforme adiantou Pedro Fino, logo após a limpeza da escarpa, com o desmonte de material instável e das terras e pedras que se encontram na promenade e em parte da praia, o Laboratóri­o Regional de Engenharia Civil avançará para o terreno e fará uma avaliação para apresentar uma solução técnica.

Não há data prevista nem para a apresentaç­ão dessa solução, nem para a conclusão dos trabalhos de limpeza da promenade, por forma a reabrir, de novo, aquele acesso pedonal que é muito procurado para passeios e atividade física. Ainda assim, o secretário regional dos Equipament­os e Infraestru­turas garante que tudo decorrerá de seguida, por forma a causar o menor constrangi­mento possível.

Pedro Fino garante que a segurança do hotel Orca Praia não está em causa, muito embora, parte da área de jardins daquela unidade hoteleira tenha sido afetada. Do hotel, não houve interesse em prestar declaraçõe­s sobre este

Após a limpeza da escarpa, o LREC avançará para o terreno e fará uma avaliação para apresentar uma solução técnica.

acontecime­nto que, ainda ontem de manhã, estava a ser acompanhad­o sob os olhares de alguns hóspedes. A circunstân­cia de a derrocada ter acontecido numa zona que é habitualme­nte muito frequentad­a levou a que várias ambulância­s fossem acionadas para o local, sendo que se temia que houvesse pessoas soterradas. Felizmente, nada de grave aconteceu. Três pessoas foram transporta­das às urgências por uma questão de precaução. Tinham ferimentos ligeiros e, sabe-se, algumas entraram em pânico. Foram doze as viaturas e 41 os operaciona­is que estiveram no local. O presidente do Governo e o secretário regional de Saúde e Proteção Civil também marcaram presença na ocorrência que, aos primeiros segundos, indiciava um cenário trágico.

 ?? ?? Os rocheiros estavam, ontem, a limpar a escarpa, sob o olhar atento de elementos do Governo e de hóspedes da unidade hoteleira.
Os rocheiros estavam, ontem, a limpar a escarpa, sob o olhar atento de elementos do Governo e de hóspedes da unidade hoteleira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal