Jornal Madeira

Fado em comunhão com a paisagem

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Numa fruição musical em comunhão com a paisagem humanizada da cidade do Funchal, o projeto ‘Música nas Encostas do Funchal’ junta os músicos Filipe Passos e Miguel Marques para um concerto que acontece no próximo sábado, 2 de outubro, pelas 20 horas, na Capela das Neves, em São Gonçalo.

O espetáculo de proximidad­e, que se realiza no âmbito da iniciativa ‘Fado Funchal’, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, integra a programaçã­o do festival que decorre maioritari­amente no Teatro Municipal Baltazar Dias a partir desta quinta-feira, visando, com a sua localizaçã­o peculiar, contribuir para a descentral­ização da oferta cultural na capital madeirense.

‘Pulso de Fado’, ‘O Fado de Salão’ e ‘Filipe Passos e Matriz Sonora’ são alguns dos projetos em que Filipe Passos, cantor natural do Funchal, se tem destacado enquanto solista. Frequentou o curso de piano no Conservató­rio – Escola Profission­al das Artes da Madeira entre 1995 e 1998, mas só mais tarde, em 2012, iniciou oficialmen­te a sua carreira, consolidan­do a sua presença em locais emblemátic­os da Região dedicados à temática fadista.

Junta-se, neste concerto com entrada gratuita, a Miguel Marques, músico que aos 14 anos descobriu uma paixão pelo baixo. Dois anos depois, entrou no Conservató­rio, tendo frequentad­o o primeiro curso de jazz ministrado na Região. Ao longo do tempo, frequentou diversos projetos pautados por uma variedade de géneros musicais, desde o rock ao fado, tendo integrado bandas de originais como os Jesus or a Gun.

Uma vez que o concerto, apesar de gratuito, tem uma lotação limitada, é necessário garantir a sua inscrição previament­e, através do site do Teatro Municipal Baltazar Dias.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal