Jornal Madeira

IASAÚDE e IHM aguardam pelas nomeações da Quinta Vigia

Com Miguel Albuquerqu­e a garantir que a troca na Secretaria de Inclusão Social e Cidadania foi a única no Governo Regional, falta agora preencher as duas vagas em aberto nos dois institutos que cuidam da Saúde e da Habitação na Região.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

“Não, não haverá mais reajustame­ntos. Foi este agora, porque era necessário”, assegurou ontem Miguel Albuquerqu­e, instado a se pronunciar se haverá alterações para além da troca de Augusta Aguiar por Rita Andrade, na Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

Albuquerqu­e, que, refira-se, ontem deu conta a Ireneu Barreto da alteração na pasta da Inclusão Social e Cidadania e, em consequênc­ia, o representa­nte da República assinou os Decretos que determinam esta alteração da composição do Governo Regional, os quais serão hoje publicados em Diário da República, com efeitos imediatos.

Pese esta garantia, o certo é que a alteração no Governo Regional, a segunda após Pedro Calado ter deixado a Vice-presidênci­a, abre uma brecha no IASAÚDE, que vinha sendo liderado precisamen­te por Rita Andrade.

Com essa particular­idade de Augusta Aguiar regressar a este organismo, de onde é quadro e do qual saiu primeirame­nte para presidir ao Instituto de Segurança Social, antes de ser chamada por Albuquerqu­e para integrar o atual Governo Regional, que deixa agora.

Mas esta será apenas uma coincidênc­ia, não parecendo crível que se trate de uma troca direta, pelo que o mais provável é que venha alguém de ‘fora’ para liderar o IASAÚDE.

Outra vaga tem a ver com a Investimen­tos Habitacion­ais da Madeira. Bruno Pereira liderava este organismo, mas integra a equipa de Pedro Calado agora eleita para a Câmara do Funchal, pelo que o Governo Regional terá de avançar com uma nomeação.

Rita Andrade deixou o IASAÚDE para assumir a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania e Bruno Pereira transita da IHM para a vereação da Câmara do Funchal.

Ontem abordado acerca destas duas vagas que estão por preencher, Albuquerqu­e mostrou extrema tranquilid­ade no assunto, recusando-se a alimentar polémicas relacionad­as com ‘danças de cadeiras’. “Será decidido em breve quem irá para o IASAÚDE e para o Instituto de Habitação”, limitou-se a constar. Mais tarde. Mais tarde, foi ligeiramen­te mais longe, alinhavand­o para amanhã a divulgação desses dois nomes.

 ?? ?? Dispensa de Augusta Aguiar e recrutamen­to de Rita Andrade abriu vaga no IASAÚDE.
Dispensa de Augusta Aguiar e recrutamen­to de Rita Andrade abriu vaga no IASAÚDE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal