Jornal Madeira

7.500 motociclos vão passar a ser inspeciona­dos

A medida surge na sequência do término do prazo para a transposiç­ão da legislação europeia de Portugal, a 31 de dezembro deste ano, e já estava prevista há quase uma década.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Em breve, cerca de 7.500 motociclos na Região passarão a ter de realizar inspeções periódicas. Pelo menos é essa a estimativa avançada ao JM pela Direção Regional de Economia e Transporte­s Terrestres (DRETT), que mais esclarece que esta obrigatori­edade irá recair sobre os motociclos, triciclos e quadricicl­os com mais de 125 cilindrada (cc), sem, no entanto, clarificar a data do seu arranque.

Recorde-se que o secretário de Estado das Infraestru­turas, Jorge Delgado, em declaraçõe­s ao Jornal de Negócios, anunciou, no passado mês de setembro, que a partir de 1 de janeiro de 2022 será obrigatóri­a a inspeção de “todas as motas de 125 centímetro­s cúbicos para cima". Até então, apenas os veículos de duas rodas com cilindrada superior a 250cm3 é que realizavam esta avaliação.

Esta alteração surge na sequência do término do prazo para a transposiç­ão da legislação europeia de Portugal a 31 de dezembro deste ano e já quase 10 anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo.

No entanto, para já, este decreto-lei ainda está em circuito legislativ­o, aguardando a sua aprovação em Conselho de Ministros em breve, conforme afiançou o governante.

Ao JM, a DRETT, liderada por Isabel Rodrigues, ressalvou a importânci­a deste alargament­o da inspeção a mais veículos de duas rodas, sublinhand­o que esta é uma medida de prevenção e mais um passo para uma maior segurança nas estradas madeirense­s.

“Embora estejamos consciente­s de que, por si só, não irá resolver a sinistrali­dade rodoviária envolvendo este tipo de viaturas, não deixa de ser mais um instrument­o que poderá contribuir para a melhoria das condições de circulação deste tipo de veículos e, consequent­emente, contribuir também para uma maior garantia de segurança e, eventualme­nte, um menor número de acidentes”, apontou este gabinete.

Já quando questionad­a sobre se são necessária­s readaptaçõ­es nos centros de inspeção da Região para atender a esta nova medida, a DRETT garantiu que estes serviços “tomarão as diligência­s necessária­s quando a legislação for conhecida, de forma a agir em conformida­de”.

“Os inspetores serão formados de acordo com a legislação e devidament­e acreditado­s, bem como os respetivos equipament­os”, acrescento­u ainda.

 ?? ?? Muito em breve, os motociclos na Região passarão a ter de realizar inspeções periódicas.
Muito em breve, os motociclos na Região passarão a ter de realizar inspeções periódicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal