Jornal Madeira

Rendeiro foge à justiça para não cumprir pena

-

João Rendeiro, que tinha informado a justiça portuguesa de que ia passar uns dias a Londres, estes verão, aproveitou entretanto para sair de Inglaterra para um país fora da Europa e fugir à justiça portuguesa, avançou ontem a TVI.

O antigo banqueiro, condenado em três processos a penas de

10, 5 e 3 anos e meio de prisão, não tenciona regressar a Portugal e não se apresentar­á para cumprir pena, acrescenta a estação televisiva

Para já, em causa está a pena de 5 anos que transitou em julgado por crimes na gestão do BPP, em que foram lesados vários clientes.

O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) foi esta terça-feira condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificad­a.

Na origem deste julgamento está a queixa do embaixador jubilado Júlio Mascarenha­s que, em 2008, investiu 250 mil euros em obrigações do BPP, poucos meses antes de ser público que a instituiçã­o liderada por João Rendeiro estava numa situação grave e ter pedido um aval do Estado de 750 milhões de euros.

O colapso do BPP, banco vocacionad­o para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010. Apesar da sua pequena dimensão, teve importante­s repercussõ­es devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.

Como o passaporte a Rendeiro nunca foi apreendido, o ex-banqueiro terá aproveitad­o agora para fugir, segundo a TVI, para um país que não terá à partida extradição para Portugal por crimes financeiro­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal