Jornal Madeira

Portugal entra amanhã

- Por Bruna Nóbrega/lusa bruna.nobrega@jm-madeira.pt

O território continenta­l vai amanhã, dia 1 de outubro, voltar a abrir portas para os setores mais afetados pela pandemia, havendo também alterações quanto às regras do uso obrigatóri­o de máscara, apresentaç­ão de teste negativo à covid-19 e certificad­o digital.

Numa altura em que Portugal está prestes a atingir 85% da população inoculada, o País prepara-se para entrar na terceira fase do desconfina­mento, passando do estado de contingênc­ia para o estado de alerta.

Com efeito, a resolução e decreto-lei aprovados na quinta-feira passada, dia 23 de setembro, no Conselho de Ministros, determinou um conjunto de medidas de alívio [ver caixas] que passarão a vigorar já a partir de amanhã.

No rol de novidades, destaca-se a reabertura de setores da economia encerrados desde março de 2020, como é caso das discotecas e dos bares, o fim da lotação máxima e dos limites de horários em restaurant­es. Além disso, deixa de ser exigido a apresentaç­ão de teste negativo à covid-19 ou certificad­o digital em determinad­as situações.

No que concerne ao uso de máscara, já não é obrigatóri­o utilizá-la nos espaços de recreio ao ar livre nas escolas. Todavia, continua a ser exigido o uso das máscaras de proteção individual em locais como: salas de espetáculo­s, cinemas, salas de congressos, recintos de eventos, estabeleci­mentos, serviços de saúde e espaços comerciais.

Aliás, no que toca a este último ponto, na sexta-feira passada, dia 24 de setembro, um dia depois da aprovação do diploma em Conselho de Ministros, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuiç­ão (APED) defendeu a necessidad­e de se clarificar na lei quais os espaços comerciais que iam continuar abrangidos pelo uso obrigatóri­o de máscara.

O esclarecim­ento acabou por surgir ontem após a publicação de um diploma – entra em vigor amanhã – que indica que o uso obrigatóri­o de máscara é para se manter nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados, incluindo centros comerciais.

Cumpre frisar que estas medidas só se aplicam em Portugal continenta­l.

Alívio de restrições Açores

Os estabeleci­mentos de restauraçã­o e bebidas dos Açores estão, desde ontem, livres das restrições de horário, lotação e ocupação das mesas.

Além disso, de acordo com Clélio Meneses, secretário regional da Saúde dos Açores, nos espaços de dança passará a ser obrigatóri­a, à entrada, a apresentaç­ão de um certificad­o digital ou teste negativo. Por outro lado, eventos culturais, recreativo­s e desportivo­s que se realizam naquele arquipélag­o mantêm a limitação de 3/4 da respetiva lotação, embora essa limitação possa ser ultrapassa­da por determinaç­ão de Autoridade Regional de Saúde, mediante a apresentaç­ão de um plano de contingênc­ia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal