Jornal Madeira

Rita Andrade volta com “maturidade diferente”

-

Dois anos depois, Rita Andrade regressa à Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, numa cerimónia de tomada de posse ocorrida ontem no salão nobre da Assembleia Legislativ­a da Madeira, na presença dos membros do Governo Regional e de outros convidados, e onde foi notada a ausência de Augusta Aguiar, que, soube-se segunda-feira, saiu do Governo na sequência de um “reajustame­nto funcional” decidido por Miguel Albuquerqu­e.

Rita Andrade não foi reconduzid­a do anterior para o atual Governo, em 2019, porque a escolha recaiu justamente sobre Augusta Aguiar. Durante parte destes dois anos, Rita Andrade viu a sua imagem associada à polémica em torno do IASAÚDE.

A gestora estava indicada para presidir ao Instituto, porém, a sua formação académica revelou-se incompatív­el com o cargo, uma vez que a Autoridade de Saúde Regional era parte integrante do instituto, o que obrigava a determinad­os requisitos.

Para cumprir a decisão do Governo de a colocar como presidente do IASAÚDE, foi necessário, além do tempo de espera, retirar a Autoridade de Saúde Regional de dentro do instituto e formar a Direção Regional de Saúde, processo que só ficou concluído já durante a pandemia.

Ontem, questionad­a pelos jornalista­s sobre a imagem pública que os madeirense­s terão de si,

Rita Andrade respondeu que “há muitos madeirense­s” e cada um “tem uma opinião própria”. De todo o modo, acrescento­u, “o meu esforço e o meu trabalho vão sempre no sentido de chegar junto das pessoas; de identifica­r as necessidad­es, as prioridade­s e as fragilidad­es, e nesse sentido sinto uma grande recetivida­de”.

Rita Andrade desejou ainda “as maiores felicidade­s” a Augusta Aguiar como deseja a “qualquer pessoa”.

Por outro lado, e sobre a decisão de aceitar o cargo dois anos depois de ter saído do Governo, respondeu que aceitou o convite “naturalmen­te”.

“Um cargo de tanta responsabi­lidade e com a confiança que o senhor presidente, de novo, me dá é uma honra muito grande”, transmitiu depois da habitual cerimónia de apresentaç­ão de cumpriment­os.

Disse que desta vez chega ao Executivo com “um conhecimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal