Jornal Madeira

África do Sul começa a regressar à normalidad­e

Rui Abreu reuniu ontem com o cônsul honorário de Portugal em Durban, que deu conta da atualidade da comunidade madeirense na África do Sul.

- Por Marco António Sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

A normalidad­e começa a regressar à África do Sul, com a comunidade madeirense a reerguer-se, após os violentos saques que varreram o país em maio passado.

Isto mesmo foi avançado pelo diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, Rui Abreu, após uma reunião mantida com o cônsul honorário de Portugal em Durban. Elias de Sousa deu conta dos temas que marcam a atualidade da vida dos madeirense­s residentes naquele país, em particular daqueles que vivem na província de Natal.

"Durban, província de Natal, foi uma das mais afetadas pela recente crise na África do Sul. E, apesar de ser uma província com poucos madeirense­s, comparativ­amente à cidade de Joanesburg­o ou à Cidade do Cabo, estima-se que ali residam 30 mil madeirense­s", lembrou Rui Abreu.

O cônsul Elias de Sousa deu conta que a situação que a comunidade madeirense atravessou recentemen­te foi bastante difícil. "Foi uma grande crise. Mas agora os problemas estão sanados. A vida está a funcionar normalment­e na África do Sul, concretame­nte em Natal, onde muitos dos negócios afetados já voltaram a abrir, o que é positivo".

Comunidade expectante

No entanto, com o aproximar das eleições locais naquele país, a co

 ?? ?? Elias de Sousa esteve reunido com Rui Abreu na Direção Regional das Comunidade­s e Cooperação Externa.
Elias de Sousa esteve reunido com Rui Abreu na Direção Regional das Comunidade­s e Cooperação Externa.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal