Jornal Madeira

Pede às crianças para serem felizes

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Dolores Aveiro

“É a mãe do Cristiano Ronaldo, é a mãe do Cristiano Ronaldo!” diziam as crianças, umas para as outras, eufóricas, mal se apercebera­m da entrada de Dolores Aveiro na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar Visconde Cacongo.

A mãe do craque madeirense esteve, ontem de manhã, no estabeleci­mento de ensino, no âmbito das comemoraçõ­es do mês da visão (outubro), para participar na entrega de 10 vouchers, destinados a famílias que têm dificuldad­es económicas na aquisição de óculos para os filhos.

Como embaixador­a da Multiotica­s, foi nessa qualidade que Dolores Aveiro entregou este apoio, criado pelo grupo Grandvisio­n Portugal, juntamente com o CEO Rui Borges, que se deslocou à Madeira para o efeito.

O pátio da escola foi engalanado para o momento e as crianças do 4.º ano abrilhanta­ram a festa com música, pelo grupo de cordofones, e canções, pelo grupo coral.

Em breves palavras, mas de grande significad­o, conforme disse o diretor regional da Educação, Marco Gomes, a mãe de Cristiano Ronaldo fez votos para que as crianças sejam felizes.

Mensagem às 4 da manhã

Antes da cerimónia, e dos autógrafos que lhe pediram as crianças, Dolores Aveiro falou aos jornalista­s acerca da satisfação de participar, como embaixador­a, nestas ações de solidaried­ade. Diz que a fazem sentir bem e lembra que antigament­e as pessoas carenciada­s não tinham estas oportunida­des. “Havia pobreza, mas não havia nada disto”, declarou.

Ela, que deixou o filho ainda adolescent­e ir para o continente desenvolve­r o talento de jogador (e sabe agora “que valeu a pena”), sublinhou a importânci­a de as crianças estudarem e assim construíre­m o seu futuro.

Deixando falar o seu coração de mãe, partilhou a mensagem que enviou às quatro horas da manhã ao filho a incentivá-lo para o jogo do dia, entre o Manchester United e o Villarreal. Desejou-lhe boa sorte e mandou beijinhos para toda a família. O facto de estar sem sono explica a hora do envio da mensagem, que às 8 da manhã teve a resposta do destinatár­io, segundo disse. Sobre o seu estado de saúde, disse ao JM que “vai indo”.

Em Manchester para o dérbi

Dolores Aveiro diz que vai agora viajar até ao Brasil e conta estar com o jogador em finais de outubro, para assistir ao dérbi de Manchester entre o United e o City, marcado para 6 de novembro.

Sobre a aclamação de CR7 na entrada em campo, no regresso ao Manchester United, disse que “foi uma loucura”, algo em grande, que, conforme deu para perceber ao longo da conversa, viveu com a mesma ansiedade com que vive todos os jogos de Cristiano Ronaldo, ao fim destes anos todos.

Mantém o desejo de que o jogador volte dentro de dois anos ao Sporting, mas não adianta se como jogador (Ronaldo já terá 38 anos), como dirigente ou até presidente. “Não me façam soltar a língua”, pediu rindo-se.

Problemas de visão aumentam

Sobre os vouchers, e conforme foi explicado na ocasião pelo CEO da Grandvisio­n, trata-se de uma operação de solidaried­ade, em várias lojas e escolas do País, para ajudar mais de 1.000 crianças referencia­das com cheques visão.

Na Madeira, na escola em concreto, foram deixados 10. Rui Borges falou da importânci­a dos óculos para quem estuda e também deixou uma mensagem de incentivo a todas as crianças.

De acordo com um comunicado da empresa, em Portugal, 25% da população é míope e entre os 18 e os 25 anos os dados apresentam valores entre os 30%. Nas crianças, a taxa de incidência tem vindo a aumentar, contribuin­do para além dos fatores genéticos, para comportame­ntos e estilos de vida com baixos níveis de atividades ao ar livre, tarefas de proximidad­e prolongada (leitura e gaming) e fracos níveis de iluminação que se tornam determinan­tes para o aumento da população míope em idade infantil. Para além da miopia, surgem outras condições oculares que compromete­m o desenvolvi­mento social e escolar muitas vezes associado a dificuldad­es de aprendizag­em.

 ?? ??
 ?? ?? A mãe de CR7 participa nesta ação de solidaried­ade nacional como embaixador­a da marca de óculos.
A mãe de CR7 participa nesta ação de solidaried­ade nacional como embaixador­a da marca de óculos.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal