Jornal Madeira

Plenários regressam 83 dias depois

O último plenário da II Sessão Legislativ­a da XII Legislatur­a deu-se a 15 de julho e o primeiro da III Sessão será a 6 de outubro, quarta-feira próxima. E regressa com apenas um rosto novo, mas com mudanças substancia­is na bancada socialista.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Alberto Olim será a única cara nova no reinício dos trabalhos, ocupando o lugar deixado em aberto pela saída de Paulo Cafôfo da bancada dos socialista­s.

Apesar de apenas hoje ter lugar a reunião da Comissão Permanente e de seguida a Conferênci­a de Representa­ntes de partidos, que irão definir a calendariz­ação da III Sessão Legislativ­a da XII Legislatur­a, é já certo que os plenários na Assembleia Regional da Madeira regressam na próxima semana, com sessões na quarta e quinta-feira.

Será um regresso à atividade plenária, após um longo interregno de quase três meses, mais exatamente 83 dias. O último plenário, que marcou também o fecho da II Sessão Legislativ­a, deu-se já no passado dia 15 de julho.

A reinício dos trabalhos marca também a estreia de Rui Caetano como líder parlamenta­r do PS, numa bancada que terá ainda a novidade da entrada de Alberto Olim como deputado, acumulando funções com a presidênci­a da Assembleia de Freguesia de Machico. Substituiu Paulo Cafôfo, que optou por cessar funções após o desfecho eleitoral de domingo.

Aliás, era grande a expectativ­a em relação ao que poderia suceder neste ‘defeso’, perspetiva­ndo-se mais mexidas entre os 47 deputados, face ao elevado número de candidatos autárquico­s, que em caso de triunfo originaria­m mais mudanças.

Todavia, todos saíram derrotados: Gualberto Fernandes e Brício Araújo, do PSD; Sofia Canha, Olga

Fernandes, Jacinto Serrão, Tânia Freitas, Mafalda Gonçalves e Miguel Brito. Paradoxalm­ente, foi o líder regional do PS a apresentar a demissão dessa função e retirada do hemiciclo, com Miguel Iglésias, solidário com Cafôfo, a se escusar a prosseguir como líder parlamenta­r.

Além de Alberto Olim, há mais um deputado que irá acumular funções com a liderança de uma Junta de Freguesia, no caso Paulo Alves (JPP), reeleito em Santa Cruz, enquanto o seu colega de bancada Élvio Sousa deixou Gaula e passa a ser ‘exclusivo’ da ALRAM.

 ?? ?? Portas do hemiciclo reabrem na próxima quarta-feira, 83 dias depois do último plenário.
Portas do hemiciclo reabrem na próxima quarta-feira, 83 dias depois do último plenário.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal