Jornal Madeira

“É urgente formar novos professore­s na Região”

-

Na sua primeira intervençã­o como líder parlamenta­r do PS, Rui Caetano anunciou ontem que o seu partido irá apresentar já na próxima semana uma proposta para resolver, a médio e longo prazos, a falta de professore­s na Região. “É necessário um profundo estudo sobre as disciplina­s que mais lacunas têm e avançar com protocolos entre Governo Regional e UMA para que abram cursos nessas matérias”, acrescendo a obrigatori­edade de “estágio pedagógico garantido”.

Rui Caetano disse que a falta de professore­s é um problema que tende a agravar-se, referindo que “cerca de 700 professore­s estão a caminho da aposentaçã­o nos próximos anos”, mas que o “secretário regional, que sabe disto, não tem tempo para resolver, pois está demasiado ocupado com as salas do futuro e os manuais digitais. São importante­s, sem dúvida, mas os problemas são muitos”.

Rui Caetano lamentou ainda a informação prestada ontem pelo JM, dando conta que 222 professore­s ainda não se apresentar­am ao serviço neste ano letivo. Considerou então ser uma manobra de diversão da Secretaria Regional para desviar atenções, e reforçou que “o Governo Regional não tem estratégia ou visão de futuro” face “ao envelhecim­ento da classe docente”.

Acerca da sucessão de Cafôfo, “acredito no sentido de responsabi­lidade dos nossos militantes”. Hoje, “o PS não é mais um partido de oposição, mas sim um partido de poder”. Com o anúncio de Filipe Menezes e as portas abertas a Célia Pessegueir­o, a quem Caetano já expressou apoio, e eventuais mais candidatur­as, ripostou que “prevejo que possa haver consenso”.

DS

 ?? ?? Socialista­s dizem que Governo quer desviar as atenções do essencial.
Socialista­s dizem que Governo quer desviar as atenções do essencial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal