Jornal Madeira

Bolivar digital entra hoje em vigor

-

A partir de hoje, a Venezuela elimina seis zeros ao bolívar soberano, a moeda local, e faz entrar em vigor o novo bolívar digital, conforme havia anunciado o Banco Central da Venezuela (BCV).

"A partir de 1 de outubro de 2021, o Bolívar Digital entrará em vigor, aplicando uma escala monetária que elimina seis zeros à moeda nacional. Ou seja, todos os valores monetários e tudo o que se expressa em moeda nacional vai ser dividido por um milhão (1.000.000)", explicava à data um comunicado do Banco. O BCV detalha que o bolívar físico e o digital vão circular em simultâneo como expressão da economia venezuelan­a e que a taxa de câmbio "continuará a ser determinad­a pelo

Sistema de Mercado de Câmbio da Venezuela e calculada com base nas transações cambiais realizadas por indivíduos e empresas através das mesas de câmbio dos bancos".

Para Agostinho Gomes Lucas, comerciant­e madeirense no país, esta alteração não deverá melhorar a economia.

“Para mim não melhora nada pois o que hoje vale 10 milhões de bolívares a partir de hoje 1 de outubro passa a ser 10 bolívares. Só desaparece­m 6 zeros, isso não resolve nada, não é com essas medidas que vai melhorar a economia”, lamenta.

De acordo com o comerciant­e, “90% do mercado” no país funciona em dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal