Jornal Madeira

Alívio de restrições de forma gradual

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O presidente do Governo Regional afirmou ontem que os 83% da população vacinada estão atingidos, com cinco mil que recuperara­m da covid-19 e que já tomaram uma dose contra a doença. Estes ainda não foram incorporad­os nos dados estatístic­os com a vacinação completa.

Sublinhou que falta chegar a mais dois por cento mas que está a ser difícil atingir a população. “Temos de fazer um esforço adicional porque algumas pessoas estão relutantes mas penso que vamos chegar ao fim deste processo”, defendeu o governante.

Ainda assim, admitiu que mesmo que não se chegue a essa intenção, o relaxament­o das medidas vai acontecer mas sempre depois da Festa da Flor e de uma avaliação à situação epidemioló­gica. Acontecerá de uma forma gradual. Albuquerqu­e falava aos jornalista­s à margem da visita que efetuou à empresa Consumindu, Lda, localizada no Parque Empresaria­l de Câmara de Lobos e que se destina à formação e comércio de equipament­os de proteção individual e coletiva e de peças para máquinas do setor da construção e indústria.

O chefe do Executivo diz que todas as medidas serão tomadas mais para a frente, incluindo a retirada de máscara de proteção facial para as crianças do 1.º ciclo. “Ainda estamos com 10 a 15 casos por dia. E, portanto, vamos manter a situação com o conforto e toda a segurança”, afirmou, lembrando que foram detetados alguns casos positivos da doença nas escolas. “Temos de manter alguma serenidade”, disse.

Na oportunida­de, Albuquerqu­e, que se fazia acompanhar do secretário regional de Economia e do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, referiu que a empresa familiar, com cinco trabalhado­res, fatura meio milhar de euros por ano e tem todas as condições para crescer.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal