Jornal Madeira

“Já não há tempo para esperar, é preciso agir”, diz o Papa

-

O Papa disse na quarta-feira, em mensagem ao Conselho da Europa, que a humanidade tem de responder imediatame­nte à crise provocada pelas alterações climáticas.

“Já não há tempo para esperar, é preciso agir. Qualquer instrument­o que respeite os direitos humanos e os princípios da democracia e do estado de direito, que são valores fundamenta­is do Conselho da Europa, pode ser útil para enfrentar este desafio global”, referiu, aos participan­tes no Encontro de Alto Nível da Assembleia Parlamenta­r o Conselho da Europa sobre o tema ‘Meio ambiente e direitos humanos: Direito à segurança, saúde e meio ambiente sustentáve­l’, que se realiza em Estrasburg­o.

Francisco aponta à COP26, prevista para novembro próximo, em Glasgow, Escócia, ligando a defesa do ambiente ao “respeito pelos direitos fundamenta­is do homem”.

“Acima de tudo, nunca se deve consumir desenfread­amente, como é o caso hoje. Cada pessoa deve usar da terra o que é necessário para o seu sustento”, aponta.

O Papa destaca que a crise ecológica convida a pensar na responsabi­lidade para com as gerações futuras.

“Vamos agir com esperança, coragem e vontade, tomando decisões concretas. Estas não podem ser adiadas para amanhã, se o seu propósito for proteger a casa comum e a dignidade de cada ser humano”, concluiu.

O Papa já manifestou a sua intenção de participar na próxima conferênci­a mundial da ONU sobre alterações climáticas (COP26).

Luta das novas gerações

O Papa manifestou ainda o seu apoio às novas gerações, na luta contra as alterações climáticas.

“Através de ideias e projetos comuns, podem ser encontrada­s soluções que superem a pobreza energética e que coloquem o cuidado dos bens comuns no centro das políticas nacionais e internacio­nais, favorecend­o a produção sustentáve­l, a economia circular, a agregação de recursos energético­s, a partilha das tecnologia­s adequadas”, sustentou Francisco, numa intervençã­o em vídeo para um seminário sobre a promoção da educação sustentáve­l do ‘Youth4clim­ate’, em Milão.

A intervençã­o pediu “decisões sábias” para que todos possam aproveitar as “muitas experiênci­as adquiridas nos últimos anos”, promovendo “uma cultura do cuidado, uma cultura da partilha responsáve­l”.

 ?? ?? Francisco envia mensagem à Assembleia Parlamenta­r do Conselho da Europa.
Francisco envia mensagem à Assembleia Parlamenta­r do Conselho da Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal