Jornal Madeira

Rendas altas adiam dinâmica do mercado

Espaço assinala 33 anos com elogios de clientes e lojistas, mas há reparos sobre os valores das mensalidad­es.

- Por Beatriz Caetano beatriz.caetano@jm-madeira.pt

Começou como um êxito de construção pela pequena centralida­de que criou na freguesia de São Roque. A Universida­de da Madeira, o Madeira Tecnopolo, as Piscinas Olímpicas da Penteada, o complexo desportivo e ainda o Arquivo Regional, pela sua proximidad­e, geraram uma dinâmica em torno do Mercado da Penteada que fez com que muitos escolhesse­m os complexos habitacion­ais ali perto para morar.

O espaço é composto pelo edifício principal, que apresenta uma arquitetur­a moderna, em harmonia com o exterior, e é servido de um amplo parque de estacionam­ento e parque infantil, bem como de paragens de autocarros próximas ao mercado e uma praça de táxis.

Ao JM, os lojistas do Mercado da Penteada dizem que este é uma boa opção para os residentes daquela freguesia, para que não tenham de se deslocar ao centro do Funchal para comprar os produtos essenciais. Consideram que a centralida­de que o mercado confere àquela zona é um dos seus pontos mais fortes.

A importânci­a da proximidad­e

Já os clientes admitem que voltam lá não só pela proximidad­e, mas também pela qualidade dos produtos da terra e pelo convívio que ali se vive. “É muito bom que ele esteja aqui. Precisamos do mercado. Num instante passamos por cá e evitamos a confusão da cidade e das grandes superfície­s”, confessou um cliente ao JM.

Muitas histórias foram vividas neste mercado ao longo de 33 anos. Humberto Rodrigues tem a sua loja no Mercado da Penteada desde antes da sua inauguraçã­o, e desde então que vende ali os seus produtos hortícolas. Há mais de 25 anos está a florista Délia Freitas, da ‘Cravo & Rosmaninho’, e há uma década estão ‘As Manas’ com a sua pastelaria.

Normalidad­e pós-pandemia

Os lojistas contam que o movimen

 ?? ?? Foi há 33 anos, no dia 30 de setembro de 1988, que o Mercado da Penteada foi inaugurado.
Foi há 33 anos, no dia 30 de setembro de 1988, que o Mercado da Penteada foi inaugurado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal