Jornal Madeira

OUTUBRO Centros de Vacinação abertos contra a gripe

Além da vacinação contra a covid-19 [3.ª dose deverá ser administra­da na 2.ª quinzena de outubro], a Região vai acelerar a vacinação contra a gripe.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Margarida Câmara, coordenado­ra do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistênci­a aos Antimicrob­ianos, diz que se espera mais atividade gripal.

Os Centros de Vacinação da Madeira, sem exceção, vão administra­r a vacina contra a gripe sazonal, juntando-se aos centros de saúde. Quem o disse foi o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, que ontem esteve no Centro de Estudos e História do Atlântico, onde decorreu a apresentaç­ão do Plano de Saúde Outono/inverno.

A vacinação, segundo Pedro Ramos, será feita de uma forma precoce, tal como no ano passado. Será feita de uma forma faseada e o governante espera que todas as vacinas encomendad­as para este ano - cerca de 68 mil - sejam administra­das.

“Intempesti­vamente, ao nível nacional, disseram que iam encerrar os Centros de Vacinação. Como puderam verificar, isso não aconteceu. Precisamen­te porque há toda uma logística já implantada, tanto lá como cá. Uma coisa era a vacinação contra a gripe, que era feita de uma forma eficiente e eficaz em todos os centros de saúde. Mas, neste momento, temos em cada concelho uma estrutura de combate e vamos aproveitar já toda a logística que está montada para vacinar o mais rapidament­e possível. Ou seja, queremos continuar a vacinar aqueles que ainda precisam receber a segunda dose. Queremos iniciar com a vacinação da terceira dose, que deverá começar na segunda quinzena de outubro ou imediatame­nte a seguir à aprovação por parte da Agência Europeia do Medicament­o”, esclareceu o governante. Ontem, a vacinação contra a gripe já arrancou no Porto Santo.

Houve um aumento de 21 por cento na compra de vacinas contra a gripe sazonal e o secretário regional de Saúde e Proteção Civil espera que a Região venha a ter o número suficiente para ter o controlo da infeção em plena continuida­de da pandemia de covid-19, embora haja já uma redução na incidência da transmissã­o. Neste momento, temos o RT abaixo de 1 já há algum tempo.

O Plano Outono/inverno abarca três eixos :o plano de combate à época sazonal que vamos atravessar, com descida de temperatur­as, associada a doenças respiratór­ias; o combate a todas as patologias não covid-19 e ainda um outro eixo que incide sobre literacia e comunicaçã­o.

 ?? ?? Para Pedro Ramos, era excelente que toda a população aderisse à vacinação contra a gripe e a covid-19.
Para Pedro Ramos, era excelente que toda a população aderisse à vacinação contra a gripe e a covid-19.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal