Jornal Madeira

Empresas precisam de mais 150 trabalhado­res

-

Desde ontem e até ao dia 20 de outubro estão abertas inscrições para os dois cursos de formação na área de programaçã­o em ‘net’ e ‘java’, a serem ministrado­s pela Escola Superior de Tecnologia­s e Gestão, da Universida­de da Madeira. Esta duas formações, com 348 horas teóricas e 420 horas de estágio em empresa, resultam do programa ‘Requalific­ar + Digital’, iniciativa da Secretaria Regional de Economia, numa parceria entre a Startup Madeira e a Universida­de da Madeira. Destinam-se a licenciado­s desemprega­dos e existem 25 vagas para cada formação.

De acordo com Rui Barreto, o programa resulta de “um trabalho de alfaiate”, ou seja, foram estudadas as caracterís­ticas e necessidad­es de 27 empresas regionais nas áreas tecnológic­as para a preparação das referidas formações, que vão dar resposta precisamen­te às carências que as entidades empregador­as têm, ajustando a oferta de emprego a essa realidade. Desta feita, serão cerca de 150 novos colaborado­res necessário­s.

Um aspeto importante do ‘Requalific­ar + Digital’ é a empregabil­idade garantida a 80% dos finalistas, durante um ano, com um rendimento mensal de mil euros. “Trata-se de um programa que procura ajustar a oferta de emprego na área das empresas tecnológic­as, as quais têm registado um cresciment­o exponencia­l nos últimos anos, gerando um volume de negócios superior a 211 milhões de euros em 2019 e empregando perto de 1.500 trabalhado­res”.

Já o reitor da UMA, Sílvio Fernandes, elogiou o trabalho preparatór­io para a abertura do programa. A seu ver, vive-se “uma época sem par” de revolução digital e é preciso olhar para os que têm mais dificuldad­es em acompanhar este caminho.

 ?? ?? Os cursos no âmbito do ‘Requalific­ar + Digital’ são gratuitos.
Os cursos no âmbito do ‘Requalific­ar + Digital’ são gratuitos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal