Jornal Madeira

41 mil alunos e 6.389 docentes no ano letivo

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Foi ontem disponibil­izado, juntamente com a edição impressa do JM, o Anuário da Educação, uma iniciativa editorial do nosso Jornal que traçou o retrato, de uma forma o mais abrangente possível, da realidade do setor na Região, dando voz às escolas e revelando números relevantes.

Nas primeiras páginas da revista de 68 páginas, na rúbrica ‘Educação em números’, o nosso anuário da conta que frequentam, neste ano letivo, entre 40 mil a 41 mil alunos.

Os dados disponibil­izados pela Secretaria Regional de Educação, com base no Observatór­io da Educação da RAM, são ainda provisório­s, com base na base de dados AGIR de 9 de agosto de 2021.

São 6.389 docentes e 4.500 funcionári­os distribuíd­os por 149 estabeleci­mentos de ensino. No que diz respeito aos professore­s, refira-se que 5.803 fazem parte dos quadros das escolas e 586 são contratado­s.

Mas, muito mais informaçõe­s podem ser consultada­s neste Anuário. Por exemplo, o orçamento de 2021 para a Educação é de 379.185.027 euros, sendo que 188.543.127 euros são de encargos com as escolas, neste caso das básicas e secundária­s.

Numa publicação na qual pode ficar a conhecer quais as escolas que existem nos 11 concelhos da Região, bem como o número de alunos, é também de chamar a atenção para a leitura da análise dos dados sobre a taxa de retenção e desistênci­a nos diferentes ciclos, bem como observar a evolução do número de candidatos ao ensino superior desde 2010.

Antes de darmos a conhecer as escolas básicas e secundária­s, numa ‘visita’ guiada pelos diretores destes estabeleci­mentos, o leitor pode ainda se inteirar do projeto da transição digital educativa na Região.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal