Jornal Madeira

Governo Regional terá mais 11 postos de carregamen­to

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Com o objetivo de dotar o Governo Regional de meios técnicos que permitam cumprir as metas ambientais traçadas e, paulatinam­ente, munir a sua frota automóvel mais amiga do ambiente, foram adquiridos e serão agora instalados 11 novos postos de carregamen­to de veículos elétricos para serviço interno.

Atualmente com 15 carros elétricos – todos em regime de aluguer operaciona­l de viaturas – , o Executivo regional, que já possuía três postos de carregamen­to, situados na Cancela, na

Avenida Zarco e no Campo da Barca, vai, na sequência da 2.ª fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administra­ção Pública, aumentar o número de locais destinados a este fim, passando, aquando da conclusão da instalação, a deter 14 postos.

O contrato para fornecimen­to e instalação tem o valor de 62.358,50 euros mais IVA, sendo que a compartici­pação do Fundo Ambiental é de, no máximo, 5 mil euros por cada posto de carregamen­to.

O procedimen­to aquisitivo cuja entidade adjudicant­e é a Secretaria Regional de Finanças, através da Direção Regional de Património, já se encontra atribuído à empresa Factorener­gia, Tecnologia­s de

Energia e

Ambiente.

Neste momento, de acordo com a tutela, o processo encontra-se na fase de instalação dos postos, estando previsto a sua conclusão até final do corrente ano.

Note-se que os novos pontos de abastecime­nto elétrico estarão acessíveis aos detentores de cartões Comerciali­zadores de Eletricida­de para a Mobilidade Elétrica (CEME), apenas para os organismos do Executivo madeirense, ou seja, para uso próprio.

Cada posto de Carregamen­to AC

(carregamen­to em corrente alternada) – permitirá, cada um deles, o abastecime­nto de dois veículos elétricos em simultâneo – terá potência normal de 22 KVA, sendo que está ainda a ser estudada a possibilid­ade de configuraç­ão para carregamen­tos de 7,4 KVA e/ou 11 KVA, quando a instalação elétrica do local não permita o carregamen­to máximo de 22 KVA.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal