Jornal Madeira

Futuro da Igreja pode suscitar tensões internas

-

O relator-geral da 16.ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Jean-claude Hollerich, disse à Agência Ecclesia e ‘Família Cristã’ que o processo lançado pelo Papa visa o debate sobre o futuro da Igreja Católica, admitindo tensões internas.

“Deveríamos fixar as regras para vermos como a Igreja irá atravessar os tempos. Encontramo-nos numa mudança de civilizaçã­o muito grande. Encontramo-nos completame­nte nos inícios de uma nova era de informátic­a, e isto só agora começou. Toda a nossa maneira de pensar, de sentir, de reagir tem que mudar não podemos ser ingénuos”, referiu o arcebispo do Luxemburgo, em entrevista conjunta publicada ontem.

O arranque da próxima assembleia sinodal acontece no Vaticano, sob a presidênci­a do Papa Francisco, nos dias 9 e 10 de outubro deste ano, e em cada diocese católica, sob a presidênci­a do respetivo bispo, a 17 de outubro.

A Santa Sé publicou o documento preparatór­io e propõe um vade-mécum metodológi­co para o Sínodo dos Bispos, que pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia de representa­ntes dos episcopado­s católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

 ?? ?? Relator-geral projeta debate intenso no Sínodo dos Bispos.
Relator-geral projeta debate intenso no Sínodo dos Bispos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal