Jornal Madeira

António Pinto Basto encerra Fado Funchal

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Éao final desta tarde que se encerra a edição de 2021 do Fado Funchal, com um concerto de António Pinto Basto a decorrer a partir das 18 horas no Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD).

Nascido em maio de 1952, é um dos mais populares nomes do fado da sua geração. Com 50 anos de carreira completado­s em 2020, sobe ao palco da casa da cultura funchalens­e acompanhad­o por músicos regionais que colaboram com a Associação de

Fado da Madeira, organizado­ra deste evento que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

O intérprete de ‘A canção da Rosa Branca’, ‘Ó Portela’ e mais recentemen­te de ‘Tango Quase Fado’, que integra o álbum ‘Elétrico 28’, lançado em 2020, será acompanhad­o à guitarra portuguesa por Samuel Cabral e Miguel Amaral, à viola de fado por João Alvarez e ao violoncelo por Susana Castro Santos, todos eles considerad­os artistas de renome na esfera da música tradiciona­l portuguesa a nível nacional e internacio­nal. A abertura do espetáculo estará a cargo da fadista regional Mónica Pinto.

Os bilhetes para o último evento integrado no Fado Funchal têm um custo de 8€ e podem ser adquiridos na bilheteira do TMBD ou na plataforma digital Ticketline. De realçar que é obrigatóri­a a apresentaç­ão de um teste negativo para o SARS-COV-2 à entrada da sala, efetuado nas 48 horas anteriores à realização do evento.

O fadista com experiênci­a como compositor e produtor musical chega à Madeira com uma bagagem de mais de uma dezena de álbuns a solo e cerca de duas dezenas de prémios e condecoraç­ões pelas conquistas durante o seu percurso por este género musical.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal