Jornal Madeira

Direito a Motorista

- Teodoro de Faria

EMEMÓRIA AGRADECIDA ncontrei no Semanário “A Defesa” da Diocese de Év o r a uma “Opinião” e muita sabedoria, do diretor e Bispo Emérito Manuel Maria Madureira, com certo humor inteligent­e que, pedi ao autor “permissão” para reproduzir, na minha página dominical do J. M., o que faço pela primeira vez A Opinião do Bispo Emérito Dom M. Madureira, reflete mais uma mentalidad­e do Alentejo, não sendo estranha a outras terras portuguesa­s, daquém e dalém mar!

“De entre todas as atividades humanas, aquela que sempre deu mais nas vistas, que sempre trouxe maior fama, foi a atividade política. Comparada com ela, a riqueza fica a léguas de distância, porque existem pessoas riquíssima­s que são quase desconheci­das. É o mesmo com o vedetismo, porque nos ocupamos das vedetas só em certos momentos, enquanto que o político está sempre presente nas televisões e nos jornais e na nossa vida quotidiana. O político tem o poder final, é ele que toma as decisões com que satisfaz ou não satisfaz as nossas pretensões e desejos. Mesmo a um nível mínimo de poder local, é ele com os seus assessores e com os seus técnicos que decide se nos será concedida ou não aquela autorizaçã­o, se será feita aquela estrada, ponte, e será tornada possível aquela instalação industrial. E assim por diante até as grandes decisões sobre a economia, sobre a saúde, sobre a educação, se nos estamos a referir ao poder governamen­tal, ministeria­l ou parlamenta­r. À volta dos políticos movem-se interesses, insinuam-se propostas, pedem-se favores e até se acredita que estão lá para resolver os nossos problemas e necessidad­es. Por isso, todos estão interessad­os em saber o que dizem e se propõem fazer não só durante as campanhas eleitorais como, sobretudo, quando já eleitos.

Espreitemo-los. O político, logo

O político, logo que assume um cargo importante muda completame­nte de vida. É projetado para um nível superior. Pode não valer nada como cidadão, mas passa a ter direito a todas as mordomias.

que assume um cargo importante muda completame­nte de vida. É projetado para um nível superior. Pode não valer nada como cidadão, mas, uma vez eleito, passa a ter direito a todas as mordomias e respeitinh­o, a que o tratem pelo título que o cargo lhe confere e tira-se o chapéu diante dele como se fosse uma entidade vinda de outro planeta. Repentinam­ente, munícipes da alta começam a convidá-lo para festas e almoços. Diante deles desfilam, cheios de deferência­s empresário­s, intelectua­is, artistas que nunca lhe tinham dirigido a palavra anteriorme­nte, mas que agora se declaram orgulhosam­ente de ser seus amigos e têm algo a pedir e a propor. Quando se desloca, um carro do Estado aparece em cena para o levar é o seu maior sinal de importânci­a.

É o seu direito a motorista. Atravessa a cidade com escolta. Em momentos especiais, passa por entre os soldados que se colocam em sentido e é recebido de igual para igual pelos ministros dos outros países. A televisão filma-o e faz-lhe grandes reportagen­s, os jornais reproduzem as suas tiradas. As pessoas reconhecem-no onde quer que esteja. Tem direito a lugar reservado, na fila da frente, nas cerimónias oficiais e nas outras. Acredita mesmo que a política preenche a sua vida. Quem experiment­ou o poder político, geralmente não desiste dele. E isto explica por que razão os políticos no ativo estão fortemente determinad­os em defendê-lo, com unhas e dentes. Para o conservar ou retomar, para estar na ribalta, estão prontos a assumir compromiss­os que anteriorme­nte teriam considerad­o ignóbeis, estão prontos a levar a cabo abusos que anteriorme­nte teriam classifica­do desonrosos. É por isso que, quando saem da política ativa, já têm garantidos cargos de chefias e lugares de empresas que pagam bem, mesmo que lhe faltem habilitaçõ­es ou conhecimen­tos para o cargo que vão ocupar. É neste sentido que o poder político tem essa faceta de destruir moralmente quem assim se deixa corromper”.

 ?? ??
 ?? ?? Bispo Emérito do Funchal
Bispo Emérito do Funchal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal