Jornal Madeira

Questão de semântica muda rumo de Cafôfo na ALRAM

Mesmo suspendend­o o seu cargo de deputado no parlamento regional, Paulo Cafôfo terá de se apresentar esta semana na escola onde faz parte do quadro de professore­s.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

Uma questão de semântica, entre as palavras “suspensão” e “saída” mudou por completo o futuro de Paulo Cafôfo enquanto deputado na Assembleia Legislativ­a da Madeira. Na noite eleitoral, a 26 de setembro, Paulo Cafôfo havia anunciado a sua saída da Assembleia Legislativ­a da Madeira, deixando para trás o seu lugar na bancada socialista.

"Isto significa que não serei candidato a um novo mandato nas eleições que se irão seguir e que também irei sair da Assembleia Regional e deixar o meu lugar de deputado", afirmou Cafôfo na ocasião, apanhando de surpresa os próprios militantes do partido.

Perante este anúncio e a situação confirmada ontem ao nosso jornal pelo líder parlamenta­r do PS-M, Rui Caetano, de que Paulo Cafôfo já apresentou uma “suspensão superior a 30 dias por tempo indetermin­ado”, duas conclusões podem ser tiradas: ou se arrependeu da decisão “tomada a quente” e voltou atrás na sua decisão, ou se tratou na realidade de uma questão interpreta­ção gramatical, em que “sair” significav­a, afinal, “suspender”.

A verdade é que, entre um caso e outro, o que vai mesmo acontecer é que, mesmo suspendend­o o seu cargo de deputado no parlamento regional, Paulo Cafôfo terá de se apresentar esta semana na Escola do Campanário, onde faz parte do quadro enquanto professor.

Recorde-se que, segundo o Estatuto Político Administra­tivo da Região Autónoma da Madeira - X Legislatur­a, é determinad­a a suspensão de um mandato perante quatro situações: o deferiment­o do requerimen­to da substituiç­ão temporária por motivo relevante; o procedimen­to criminal, nos termos do nº 4 do artigo 23º; o início de qualquer das funções referidas no nº 1 do artigo 34º (entre as quais consta o funcionári­o do Estado, da Região ou de outras pessoas coletivas de direito público) e, por fim, a nomeação para funções que, nos termos deste Estatuto, deva ter tal efeito.

 ?? ?? Para Paulo Cafôfo a palavra “sair” da Assembleia significa “suspender” o seu cargo enquanto deputado.
Para Paulo Cafôfo a palavra “sair” da Assembleia significa “suspender” o seu cargo enquanto deputado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal