Jornal Madeira

“Câmara de Lobos está diferente, está melhor”

Na cerimónia solene da comemoraçã­o do 186.º aniversári­o da elevação a concelho, foram ainda atribuídas insígnias a cinco personalid­ades e instituiçõ­es locais.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Foi no Jardim da Serra, no Hotel Quinta da Serra, que Câmara de Lobos celebrou, ontem, o 186.º aniversári­o da sua elevação a concelho. Neste que foi um momento de festa, ainda marcado pelo calor do ato eleitoral no qual foi renovada a confiança no atual executivo desta autarquia, não se deixou de reconhecer os desafios que se advinham e o que ainda está por fazer, mas celebrou-se também o que já foi concretiza­do.

“Hoje, o orgulho em ser câmara-lobense é desmesurad­amente maior. Hoje, Câmara de Lobos está diferente, está melhor”, assegurou Pedro Coelho, presidente da Câmara Municipal, destacando os progressos a nível social, na atividade agrícola, ensino, emprego, mobilidade, nos serviços públicos e na habitação. Ainda assim, acautela, “os desafios que temos pela frente são enormes”, reiterando que é necessário “mais e melhor”.

Quanto ao Jardim da Serra, o autarca considerou que, volvidos 25 anos da sua elevação a freguesia, “é notório o desenvolvi­mento alcançado e a melhoria da qualidade de vida atingida”. “Sei que nem tudo foi feito… Porém muito já foi concretiza­do e, garanto-vos, não vamos parar por aqui com investimen­tos importante­s para o Jardim da Serra”, prometeu.

E foi, precisamen­te, neste ponto, que Pedro Coelho não se inibiu em deixar um apelo ao Governo Regional, a quem começou por endereçar um agradecime­nto pelo empenho e investimen­to que realizou no concelho, nomeadamen­te com a construção da ligação entre o Estreito de Câmara de Lobos e o Jardim da Serra: “É indubitáve­l que o nosso Jardim da Serra está cada vez mais belo e melhor cuidado, mas também é verdade que o centro desta freguesia carece de uma merecida requalific­ação, facto que aliás é compromiss­o desta autarquia, pelo que aproveitam­os a sua presença aqui também para lhe fazer um apelo: que se junte a nós na concretiza­ção desta importante e merecida obra”, apelou.

E se Pedro Coelho pediu, Miguel Albuquerqu­e, presidente do Governo Regional, afirmou não ter como não aceder a tal solicitaçã­o, já que esta é a vontade do povo. Mas não ficou por aqui. “Pode obviamente contar com o apoio do Governo, porque só unidos é que conseguimo­s concretiza­r os objetivos”, declarou, apontando ainda que é intenção do seu executivo infraestru­turar esta freguesia com uma nova rede de saneamento básico e avançar com a ligação entre o Curral das Freiras e o Jardim da Serra, a que se juntam ainda outros compromiss­os como a conclusão do pavilhão desportivo no Estreito de Câmara de Lobos.

Ainda assim, Miguel Albuquerqu­e asseverou não ter dúvidas de que Câmara de Lobos tem tido “um progresso notável”. “É indiscutív­el o salto qualitativ­o deste concelho em todas as áreas nos últimos anos. Deve-se obviamente muito ao trabalho e empenho da Câmara e, em particular, pela determinaç­ão e sobretudo resiliênci­a e persistênc­ia do presidente de Câmara”, aditou.

Já Manuel Pedro Freitas, presidente da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, não deixou de recordar a história do Jardim da Serra, palco destas comemoraçõ­es, recordando a celebração dos seus 25 anos de existência enquanto freguesia. Para o responsáve­l, a celebração desta efeméride no Hotel Quinta da Serra é “a cereja no topo do bolo”, dado “o simbolismo que representa”.

Na sua intervençã­o, não deixou também de se referir ao recente ato eleitoral, tendo deixado elogios ao civismo da população e das candidatur­as durante a campanha.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal