Jornal Madeira

Mais uma derrocada de grandes dimensões

-

Pedras, terra e árvores caíram na madrugada de ontem sobre a Estrada Regional 103, que liga o sítio das Cruzinhas ao Lombo de Cima, parte alta da freguesia do Faial.

Durante a manhã a Secretaria de Equipament­os e Infraestru­turas iniciou trabalhos de limpeza e desobstruç­ão daquele troço, nomeadamen­te através da ajuda dos rocheiros. Este troço entre o Lombo de Cima e as Cruzinhas está sinalizado como zona a intervenci­onar de forma a garantir outra estabilida­de das escarpas sobranceir­as à estrada. No entanto, apesar de a obra já ter constado em diversos Orçamentos Regionais, a verdade é que ainda não foi iniciada. Também a zona compreendi­da entre o Cabouco e a Fajã do Cedro Gordo, já na parte alta de São Roque do Faial, a escassas centenas de metros, aguarda obras prometidas, mas não iniciadas.

Ainda este ano decorreram estudos geológicos, mas o que parecia ser o início da obra, afinal não o foi uma vez que os equipament­os foram retirados passados algumas semanas. Tanto o troço entre o Cabouco e a Fajã do Cedro Gordo, como a ligação entre as Cruzinhas e o Lombo de Cima, oferecem perigos iminentes. É frequente encontrarm­os naquela estrada pedras de várias dimensões que se desprendem da escarpa.

Com a reabertura do turismo, esta ligação tem sido cada vez mais utilizada, nomeadamen­te nos percursos de autocarros, mas também de carrinhas de turismo e, sobretudo, dos jipes que mostram o interior da Madeira aos turistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal