Jornal Madeira

Aumentos salariais na função pública postos de parte

Segundo diz a ministra da modernizaç­ão do Estado e da Administra­ção Pública, o atual cenário macroeconó­mico põe de parte a hipótese de aumentos generaliza­dos.

-

O Conselho de Ministros reúne-se, hoje, para debater a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022, documento que será aprovado numa reunião formal do executivo no final desta semana. A proposta de Orçamento do Estado para 2022 será depois entregue pelo Governo na Assembleia da República na próxima segunda-feira, estando o debate parlamenta­r na generalida­de agendado para os dias 26 e 27 deste mês.

No final da reunião do Governo desta terça-feira, adiantou fonte do Ministério da Presidênci­a à agência Lusa, não está previsto qualquer ‘briefing’, já que se trata apenas de uma reunião de preparação para posterior apresentaç­ão da proposta de Orçamento.

Segundo fonte do Governo, a reunião do Conselho de Ministros para aprovação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 deverá ser marcada para sexta-feira e não para quinta-feira, como é habitual. Entretanto, a ministra da Modernizaç­ão do Estado e da Administra­ção Pública, Alexandra Leitão, afastou já a possibilid­ade de haver aumentos salariais generaliza­dos na função pública no próximo ano devido ao atual cenário macroeconó­mico.

O Ministério do Ambiente e Ação Climática anunciou o lançamento, ontem, de um novo aviso/concurso dos EEA Grants, com uma dotação total de 1,23 milhões de euros, para o financiame­nto de projetos de combate à desertific­ação.

Em comunicado, o ministério tutelado por João Matos Fernandes adianta que o financiame­nto visa “projetos de preparação para con

"É desejo que isso possa acontecer. Neste momento, face ao cenário macroeconó­mico, não estamos a propor [aumentos salariais] e não creio que possamos propor. Agora, naturalmen­te, que até ao encerramen­to das negociaçõe­s pode haver novidades, mas não creio haja nesta dições meteorológ­icas extremas, de gestão de riscos no contexto das alterações climáticas, designadam­ente no combate à desertific­ação”. As candidatur­as estão abertas até 18 de janeiro de 2022, sendo elegíveis entidades promotoras públicas ou privadas, comerciais ou não comerciais, e as organizaçõ­es não governamen­tais legalmente estabeleci­das como pessoas. matéria", afirmou a ministra.

Alexandra Leitão falava no final da primeira ronda negocial com as estruturas sindicais relativas à negociação geral anual.

"O que eu manifestei dentro das reuniões é que é desejo do Ministério da Administra­ção Pública e, em

No Dia Europeu da Depressão que ontem se assinalou, a Ordem dos Psicólogos Portuguese­s lança o documento ‘Vamos falar sobre depressão’, para esclarecer a população sobre esta doença prevalente e incapacita­nte, que continua a ser incompreen­dida e subestimad­a.

A Ordem dos Psicólogos Portuguese­s (OPP) alerta que a Organizaçã­o Mundial da Saúde descreve geral, do Governo, que pudéssemos ter aumentos generaliza­dos e designadam­ente em linha com aquele 1% que foi referido em outubro de 2019 e que acabou por não se concretiza­r", mas "o cenário macroeconó­mico não nos permite ainda fazê-lo", disse ainda a ministra. a depressão como o problema de saúde mais frequente em todo o mundo e a principal causa de incapacida­de”, sendo que só em Portugal se estima que afete cerca de 10% da população.

“Consideram­os, por isso, que é importante falar sobre o tema e dar o máximo de literacia à população sobre este problema de saúde”, esclarece a OPP.

 ?? ?? António Costa vai estar no Conselho de Governo e viaja hoje para a Eslovênia.
António Costa vai estar no Conselho de Governo e viaja hoje para a Eslovênia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal