Jornal Madeira

‘Pandora Papers’ no Parlamento Europeu

-

O Parlamento Europeu decidiu, ontem, promover, amanhã à tarde, uma discussão sobre a investigaç­ão jornalísti­ca intitulada ‘Pandora Papers’, que revelou informação financeira, como contas em paraísos fiscais, de 330 políticos em mais de 90 países e território­s.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da assembleia europeia, Jaume Duch, que num encontro com jornalista­s antes da sessão plenária, na cidade francesa de Estrasburg­o, indicou que as informaçõe­s vindas a público no domingo à noite estarão em debate no Parlamento Europeu amanhã, quarta-feira, pelas 15:00 locais (14:00 em Lisboa). Os eurodeputa­dos irão discutir as revelações dos ‘Pandora Papers’ com o Conselho e a Comissão.

Ontem à tarde, no arranque da sessão plenária, a primeira vice-presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, confirmou que a “agenda foi adotada”, incluindo então este debate.

Roberta Metsola estava em substituiç­ão do presidente da assembleia europeia, David Sassoli, que se encontra a recuperar de uma pneumonia em casa, em Itália, de acordo com o porta-voz Jaume Duch.

O Consórcio Internacio­nal de Jornalista­s de Investigaç­ão publicou um novo trabalho no qual revela que 14 líderes mundiais no ativo esconderam fortunas de milhares de milhões de dólares para não pagarem impostos. A este número juntam-se 21 líderes que já não estão no poder e que também ocultaram propriedad­es e rendimento­s.

A nova investigaç­ão do consórcio (ICIJ, na sigla em inglês), nomeada ‘Pandora Papers’, põe a descoberto os segredos financeiro­s daqueles 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionári­os públicos, de 91 países e território­s, entre os quais Portugal.

Segundo Expresso, que faz parte do consórcio, há três portuguese­s envolvidos: os antigos ministros Nuno Morais Sarmento e Manuel Pinho e o advogado e antigo deputado socialista Vitalino Canas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal