Jornal Madeira

Líderes religiosos pedem mais “ambição”

-

Dezenas de líderes religiosos de todo o mundo assinaram, ontem, no Vaticano um apelo conjunto, para a próxima conferênci­a mundial da ONU sobre alterações climáticas (COP26), pedindo mais ambição na luta contra as alterações climáticas.

O apelo conjunto defende uma nova “narrativa do desenvolvi­mento” e um novo tipo de economia, que “coloque a dignidade humana no seu centro e que seja inclusiva”. “É hora de uma ação urgente, radical e responsáve­l. Transforma­r a situação atual exige que a comunidade internacio­nal atue com maior ambição e justiça, em todos os aspetos das suas políticas e estratégia­s”.

O texto, enviado à Agência ECCLESIA, propõe uma “transição para uma economia de energia limpa”, desafiando instituiçõ­es financeira­s, bancos e investidor­es a adotar “financiame­ntos responsáve­is para investimen­tos que tenham impactos positivos nas pessoas e no planeta”.

Os responsáve­is religiosos assumem o objetivo de sensibiliz­ar a opinião pública para a “mudança de rumo necessária”, apresentan­do vários compromiss­os para as próprias comunidade­s e instituiçõ­es.

Oremos para que a nossa família humana possa unir-se para salvar a nossa casa comum antes que seja tarde demais. As gerações futuras nunca nos perdoarão se desperdiça­rmos esta oportunida­de preciosa”, conclui o apelo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal