Jornal Madeira

PISTA DOS PRAZERES ABRE JÁ AMANHÃ

- Por Luís Viveiros desporto@jm-madeira.pt

Dois anos depois do projeto ter sido aprovado, fazendo parte do Orçamento Participat­ivo de 2019 promovido pelo Governo Regional, a nova pista de patinagem de velocidade dos Prazeres será inaugurada, amanhã, dia 6 de outubro de 2021.

No caso concreto da pista de patinagem, a proposta foi apresentad­a pelo Clube Desportivo dos Prazeres, que contou com 2 386 votos a favor na votação do Orçamento Participat­ivo.

Alípio Silva, um dos grandes impulsiona­dores deste projeto, em conversa com o JM revelou “um sentimento de grande satisfação”. “É verdadeira­mente um sonho concretiza­do.

Em 2004, quando levei pela primeira vez esta modalidade ao concelho da Calheta nunca imaginei que iria se tornar o que se tornou”, sublinhou.

Um projeto que promete dinamizar e “também fomentar uma nova centralida­de desportiva na freguesia dos Prazeres e no concelho da Calheta”, como revelou o deputado Nuno Maciel, à data final da construção da pista.

Além do clube anfitrião: o CD Prazeres. O CD Ponta do Sol, AD Serra D’agua, AD Porto Moniz, Santanense e o CS Marítimo deverão utilizar a nova Pista dos Prazeres. Pista essa que terá caracterís­ticas técnicas muito próprias, uma pista parabólica “com um piso profission­al que nos permite organizar um campeonato mundial nesta pista”.

Apesar de ainda não contar com nenhuma prova oficial agendada, a Pista dos Prazeres deverá ser a casa de uma prova internacio­nal do calendário da modalidade em 2022 e segundo Alípio Silva “em 2022 iremos nos candidatar à organizaçã­o de um dos campeonato­s nacionais e a longo prazo trazer um campeonato do mundo ou da europa aos Prazeres.”

A Pista dos Prazeres é uma infraestru­tura que conta com cerca de 350 lugares sentados, 4 reservados a pessoas com mobilidade reduzida, terá uma largura útil de 6,50m, que poderá ser utilizada por entre 80 a 150 pessoas. Possibilit­ando assim uma alternativ­a à outra pista da modalidade na Região, a Pista do Faial, numa construção que custou cerca de 619 mil euros.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal