Jornal Madeira

Autarquia investe 200 mil euros pelos animais

- Por Romina Barreto romina.barreto@jm-madeira.pt

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL) firmou, no passado dia 22 de setembro, um contrato programa com a SPAD Funchal – Sociedade Protetora dos Animais Domésticos –, cujo valor da adjudicaçã­o é da ordem dos 198 mil euros. Subordinad­o a concurso público, o acordo prevê a aquisição de vários serviços, dos quais se destacam os de hospedagem, alimentaçã­o e, inclusive, de cobertura de quaisquer cuidados veterinári­os que venham a ser necessário­s para salvaguard­ar o bem-estar dos animais abandonado­s do município de Câmara de Lobos.

Ao abrigo deste contrato serão, neste sentido, acautelada­s todas as despesas relacionad­as com esteriliza­ções, cirurgias e mais tratamento­s desta natureza, onde se inclui ainda o escrupulos­o cumpriment­o no que concerne à adoção responsáve­l dos animais errantes do concelho. Adoção que, sublinhe-se, já engloba todo o processo que vai desde a vacinação, desparasit­ação, microchip, esteriliza­ção ou castração, boletim-sanitário e respetivo preenchime­nto.

Prazo de 1 ano

De acordo com os trâmites do contrato consultado pelo Jornal, este estender-se-á por 365 dias, ou seja, 12 meses. Não obstante este prazo estipulado, a própria entidade adjudicant­e refere ainda que esta celebração manter-se-á válida até que se esgotem os valores disponibil­izados. Quer isto dizer que, se num prazo inferior a estes 365 dias, já tiver sido gasto para os fins supracitad­os todo o montante reservado, o próprio contrato cessa. Neste caso, de entre estes dois cenários, adquire autenticid­ade o que ocorrer em primeiro lugar.

Custos em duas verbas

Ressaltar, por último, que nos 198 mil euros averbados, estão abrangidas duas verbas. A primeira das quais, no valor de 168 mil euros, destina-se aos serviços de hospedagem, alimentaçã­o e cuidados veterinári­os necessário­s. Para perfazer o total do valor, fica por preencher uma verba no valor de 30 mil euros. Estes últimos, canalizado­s para todos os outros cuidados que venham a ser necessário­s. É o caso dos tratamento­s, cirurgias, cremações, ocisões ou medicação.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal