Jornal Madeira

Apagão no Facebook custa seis mil milhões

Falhas nas principais plataforma­s da empresa afetaram também a Região. Problemas custaram seis mil milhões de dólares a Mark Zuckerberg.

-

O apagão no Facebook que ontem também causou fortes constrangi­mentos na Região, afetando particular­es e empresas, custou ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, seis mil milhões de dólares.

De acordo com a Bloomberg, Mark Zuckerberg desceu um degrau na lista dos mais riscos do mundo, devido à paralisaçã­o global que afetou o Facebook, Messenger, Instagram e Whatsapp.

Uma liquidação fez com as ações do gigante tecnológic­o caíssem na segunda-feira 4,9%, somando-se a uma queda de cerca de 15% registada desde meados de setembro.

A queda das ações, na segunda-feira, fez com que o valor de Mark Zuckerberg descesse para 121,6 mil milhões de dólares, ficando abaixo do fundador da Microsoft, Bill Gates, na quinta posição no índice Bloomberg Billionair­es.

Mark Zuckerberg registava 140 mil milhões de dólares em setembro, segundo o índice.

Em 13 de setembro, o The Wall Street Journal começou a publicar uma série de histórias com base em

ECONOMIA documentos internos da rede social, revelando que o Facebook tinha conhecimen­to sobre problemas com os seus produtos – como os malefícios do Instagram à saúde mental em adolescent­es e a desinforma­ção sobre o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos da América (EUA).

Os relatórios – relativiza­dos pelo Facebook em público – chamaram a atenção de congressis­tas e, na segunda-feira, uma ex-funcionári­a da empresa declarou-se como sendo a denunciant­e do caso à imprensa.

Em resposta, o Facebook enfatizou que os problemas das suas plataforma­s, incluindo a polarizaçã­o política, são complexos e, alertou, não são provocados apenas pela tecnologia.

“Penso que dá conforto às pessoas presumir que deve haver uma explicação tecnológic­a ou técnica para as questões de polarizaçã­o política nos EUA”, referiu à CNN o vice-presidente de assuntos globais do Facebook, Nick Clegg.

Com paralisaçã­o das redes sociais, não foi só Mark Zuckerberg a ressentir-se. A organizaçã­o não governamen­tal Netblocks, que se dedica à cibersegur­ança, calculou uma “estimativa aproximada” de que a economia global está a perder 160 milhões de dólares, devido a perda de receita do Facebook, Instagram, Messenger e Whatsapp.

A economia mundial perdeu mais de 950 milhões de dólares, após as mais de seis horas de problemas técnicos na empresa de Mark Zuckerberg.

Em Portugal, os problemas nas plataforma­s começaram a ser sentidos sensivelme­nte desde as 16h30 (hora de Lisboa) de segunda-feira, tendo sido retomadas apenas a partir das 23h00.

950 mundial perdeu mais de 950 milhões de dólares, com os problemas na empresa de Mark Zuckerberg.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal