Jornal Madeira

Erupção poderá estar

-

O fim da erupção do vulcão da ilha La Palma, nas Canárias, não deverá estar próximo, apesar de se encontrar na fase "madura", segundo indicou ontem o Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol.

Depois da reunião diária da comissão científica que avalia o processo eruptivo iniciado no dia 19 de setembro, a diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN), María José Blanco, indicou que a previsão do tempo aponta para ventos na quarta-feira à tarde, que deverão virar a coluna de cinzas e gases em direção à encosta nordeste da ilha, o que pode afetar a operação do aeroporto de La Palma.

Além disso, continuou María José Blanco, os cientistas detetaram a abertura de uma zona de fissura a cerca de cem metros a nordeste do cone principal do vulcão com emissão de gases e solos de alta temperatur­a que, em princípio, não têm caráter eruptivo.

O IGN disse ontem que localizou nas últimas 24 horas 75 terramotos na parte sul da ilha de La Palma e 17 deles foram sentidos pela população.

De acordo com os dados do IGN, um valor de intensidad­e máxima foi atingido na zona epicentral em dois dos terramotos que ocorreram ao início da tarde de segunda-feira, ambos de magnitude 3,7.

O vulcão de La Palma (Canárias) tem um índice de explosivid­ade de magnitude dois, numa escala entre zero e oito, de acordo com o último relatório científico do Plano de Emergência Vulcânica de La Palma.

Na vulcanolog­ia, a magnitude das erupções vulcânicas é medida na escala do índice de explosivid­ade vulcânica (VEI), sendo o zero equivalent­e a uma erupção leve.

De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, que cita o relatório, no domingo foi registado um aumento na frequência e intensidad­e da atividade explosiva, com durações de vários minutos, verificand­o-se a emissão de projeções balísticas decimétric­as com alcance de até 800 metros.

A erupção de fissuras no vulcão Cumbre Vieja na ilha Espanha de La Palma, continua a apresentar um mecanismo estromboli­ano, isto é, um mecanismo de natureza mista, com fases explosivas que produzem depósitos piroclásti­cos e fases efusivas que produzem simultanea­mente fluxos de lava.

 ?? ?? Papa manifestou “profunda tristeza” pelos absusos em França.
Papa manifestou “profunda tristeza” pelos absusos em França.
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal