Jornal Madeira

Ganha pela informação, peca pela sofisticaç­ão

-

Na apresentaç­ão, que decorreu na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, foram apontados diversos prós e contras.

Do lado das vantagens, este projeto piloto concluiu que a ‘Selfie for Teachers’ estimula o uso de tecnologia­s para oferecer experiênci­as de aprendizag­em mais ricas e diversific­adas, prestando suporte na identifica­ção de competênci­as e áreas de competênci­a deficitári­as. Outra das benesses a destacar tem a ver com o facto de existir informação na tomada de decisões sobre o desenvolvi­mento profission­al contínuo.

Todavia, do lado dos contras, é vista como barreira a linguagem empregue, tida como demasiado técnica, pelo que a maioria dos docentes considerou que a simplifica­ção de conceitos ajudaria ao melhor aproveitam­ento da ferramenta. A obrigatori­edade de ter de assinalar resposta, mesmo quando não se tem consciênci­a da competênci­a (opção de resposta “ainda não tenho consciênci­a”) é ressaltado como ponto negativo.

rir algumas dificuldad­es que estes processos transporta­m.

No decorrer da sua intervençã­o, o governante não deixou de fazer um agradecime­nto aos professore­s por terem participad­o na testagem desta ferramenta, enaltecend­o a relevância que os professore­s e a escola têm na sociedade. Entre outras metas, estar no “pelotão da frente” foi a visão que quisera transmitir.

Recordar, por último, que esta ferramenta será disponibil­izada pela Comissão Europeia, sendo integrada na ‘Selfie for Schools’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal