Jornal Madeira

FUTEBOL ESCANDINAV­O À BEIRA DE FEITO SEM PRECEDENTE­S

- Por Luís Viveiros luis.costa@jm-madeira.pt

As derradeira­s jornadas da fase de grupos do apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol estão a chegar, e com elas poderão chegar algumas surpresas. Pois, pela primeira vez na história dos Mundiais, poderemos contar com a presença das quatro seleções escandinav­as

ANDRÉ FLO

A Noruega, que reparte a primeira posição do grupo G com os Países Baixos, está perto de conseguir alcançar a sua presença no próximo Mundial de futebol que decorrerá no Qatar. Naquela que poderá ser a primeira qualificaç­ão para um Campeonato do Mundo desde 1998, numa equipa em que Tore André Flo e Ole Gunnar Solskjaer eram em prova.

As presenças da Dinamarca e da Suécia num Campeonato do Mundo não causariam estranheza a ninguém, agora a Noruega e a Finlândia poderiam surpreende­r o mundo do futebol com a sua presença. Numa altura em que Haaland promete abalar a hierarquia escandinav­a.

A Noruega não marca presença num Mundial de futebol desde 1998, altura em que conseguiu a

ERLING HAALAND

os principais protagonis­tas.

O próximo jogo frente à Turquia, amanhã, às 19h45, será o teste final para ficarmos a saber se a equipa de Erling Haaland irá assumir-se como potencial integrante do Mundial 2022. Numa altura em que o jovem avançado do Borussia Dortmund é visto como a próxima grande referência da modalidade. sua terceira qualificaç­ão na prova, depois de 1938 e 1994. Por seu lado, a Finlândia nunca conseguiu tal feito, procurando assim este ano garantir essa proeza inédita na sua história.

Erling Haaland, que já conta com 5 golos nesta fase de grupos de apuramento, é uma das principais estrelas do futebol mundial na atualidade, sendo até projetado como o futuro melhor jogador do mundo. Para isso

JARI LITMANEN

A Finlândia nunca foi uma potência no que toca ao futebol, e apesar de já ter contado com grandes nomes da modalidade, como Jari Litmanen ou Sami Hyypia, nunca marcou presença numa fase final.

Com doze pontos em disputa, os finlandese­s encontram-se na 3.ª posição do grupo D, em igualdade pontual com a Ucrânia, apesar de contar com acontecer, o jovem avançado deverá assumir cada vez mais protagonis­mo, tanto ao nível de clubes como ao nível de seleções.

Kulusevski, médio-ala da Suécia, e Kasper Dolberg, avançado dinamarquê­s, são alguns dos jogadores mais jovens que deverão ‘agarrar’ destaque nos próximos anos, prometendo uma maior competitiv­idade das seleções escandinav­as a médio prazo.

TEEMU PUKKI

um jogo a menos.

Além de Teemu Pukki, a Finlândia conta com o médio Glen Kamara, médio centro do Rangers, e Joel Pohjanpalo, avançado do União Berlim, como principais figuras desta equipa. O próximo jogo dos finlandese­s é frente à Ucrânia, no sábado, e em caso de vitória a seleção escandinav­a assumirá o 2.º posto do grupo D.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal