Jornal Madeira

Festival Colombo anima e ‘povoa’ a ilha de turistas

Era um regresso ansiado e isso viu-se na adesão das pessoas ao ‘desembarqu­e’ do navegador.

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

A teatraliza­ção do desembarqu­e de Cristóvão Colombo no Porto Santo foi aguardada com grande expectativ­a, ontem, ao final da tarde, por centenas de pessoas que se juntaram na zona do cais e da Praça do Barqueiro, onde os atores e figurantes iniciaram a atuação.

Dorita Mendonça, diretora regional do Turismo, destacou isso mesmo ao JM, sublinhand­o a adesão dos turistas a esta iniciativa, que no ano passado não se pôde realizar (como tantas outras) devido às restrições impostas pela pandemia.

O fim de semana perspetiva-se bastante animado na ilha dourada, com um programa que cativa gente de todas as idades e, neste caso, de várias nacionalid­ades. Conforme disse Dorita Mendonça, em declaraçõe­s ao Jornal, o Lobo Marinho, no qual viajou, chegou à ilha bastante composto e ouvem-se, neste momento, várias línguas entre as pessoas que passeiam pelo Porto Santo.

Recorde-se, de acordo com o programa, que este Festival Colombo assenta num conjunto de iniciativa­s de animação turística que retratam a época em que este famoso mercador residiu na ilha do Porto Santo, relembrand­o as suas vivências no Arquipélag­o da Madeira e a epopeia dos Descobrime­ntos Portuguese­s.

O evento inclui no programa (que decorre até dia 10) "um mercado de artesanato, exposições temáticas, arruadas, artes circenses, teatraliza­ções, muita música e danças exóticas, garantindo uma animação permanente e um alvoroço constante por entre as várias figuras caracterís­ticas da época".

Na assistênci­a esteve também o presidente da Câmara Municipal cessante, Idalino Vasconcelo­s, assim como outros elementos do executivo camarário.

Depois do desembarqu­e, atores, figurantes e população levaram o ambiente de festa pela cidade Vila Baleira dentro. O Largo da Palmeira, a Alameda do Infante D. Henrique e a Casa Colombo Museu do Porto Santo são os três pontos de referência deste evento onde haverá sempre algo a acontecer.

No sábado, haverá o “cortejo de graúdos e miúdos”, com partida às 19h00, do Centro Cultural e de Congressos, levando os figurantes pelas ruas do burgo. Prosseguin­do na teatraliza­ção, na Praça do Barqueiro, às 19h30, o capitão donatário mostra a vila ao visitante Cristóvão Colombo. Nesta noite, haverá arte circense, um concerto musical e teatro de fogo.

 ?? ?? Centenas de pessoas juntaram-se no cais e na Praça do Barqueiro para o início do festival.
Centenas de pessoas juntaram-se no cais e na Praça do Barqueiro para o início do festival.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal