Jornal Madeira

“Bolha de segurança” não gera consensos

Além da MSC, a Saga Cruises, que opera por exemplo o ‘Spirit of Discovery’, previsto para o dia 20, está a adotar o modelo de “bolha de segurança”.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

A inglesa Saga Cruises é mais uma companhia de cruzeiros que se junta à MSC e adota o modelo da “bolha de segurança” para os seus passageiro­s nas deslocaçõe­s a terra.

Assim, é esperado que os passageiro­s do navio ‘Spirit of Discovery’ ao chegarem ao porto do Funchal, no dia 20 deste mês, tenham de cumprir o restrito protocolo de segurança, à semelhança do que a MSC já comunicou e que ontem o JM noticiou.

A Saga Cruises terá optado por este modelo, porquanto os seus clientes são maioritari­amente de uma idade média elevada, acima dos 60 anos. E fá-lo não obstante só aceitar passageiro­s com o processo de vacinação completo.

A propósito deste conceito de “bolha”, o JM contactou ontem agentes de navegação que nos disseram que, embora sendo uma medida de segurança adicional, poderá já estar ultrapassa­da, uma vez que, ao contrário de no início da retoma, em que muitas pessoas ainda não tinham a vacinação completa, hoje, na Europa, a maioria apresenta esse processo concluído, pelo que nos dizem que não seria necessário as empresas aplicarem essa segurança extra.

Sobre o efeito dessas deslocaçõe­s em bolha, que a “maioria das companhias” não está a replicar, os agentes de navegação com quem o JM falou afirmaram que a operação não é afetada, mas admitiram que possa ter repercussõ­es para o comércio local, já que os passageiro­s estão impedidos de circular livremente pela ilha.

Sob o anonimato, disseram-nos que cada companhia tem o seu plano de contingênc­ia, o que significa que as regras podem ser diferentes, e em certos casos mais específico­s até pode haver regras distintas para diferentes navios da mesma empresa. Um dos motivos terá a ver com a área onde cada navio opera, ou seja, se os destinos têm o processo de vacinação mais ou menos avançado.

Quanto à logística necessária para correspond­er às regras dos navios que estão a utilizar a “bolha”, as mesmas fontes disseram-nos que a Madeira tem capacidade para responder aos pedidos.

 ?? ?? Madeira recebeu ontem o navio ‘Ventura’ trazendo 1.400 passageiro­s e 1.110 tripulante­s.
Madeira recebeu ontem o navio ‘Ventura’ trazendo 1.400 passageiro­s e 1.110 tripulante­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal