Jornal Madeira

Manifesto ibérico para apoio aos idosos

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

A diretora regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidad­e, que participou, no fim de setembro, no 1.º Congresso Ibérico de Economia ‘Plateada’, em Espanha, desafiou à elaboração de um manifesto ibérico que conscienci­alize as organizaçõ­es europeias quanto à criação de mecanismos de apoio financeiro ao funcioname­nto de respostas à população idosa.

Dirigindo-se aos presentes na iniciativa que teve lugar no Palácio de Congressos de Mérida, Ana Clara Silva defendeu a necessidad­e de se elaborar um manifesto ibérico com especial enfoque para as regiões ultraperif­éricas (Madeira,

Açores e Canárias) no sentido de se conscienci­alizar as organizaçõ­es europeias sobre a importânci­a da criação de mecanismos que ajudem os menos jovens, em particular, com respostas sociais de cuidados integrados especializ­ados. Isto, conforme frisou a diretora regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidad­e, sobretudo para os que se encontram em situação de dependênci­a funcional, social e fragilidad­e geriátrica.

Assim, Ana Clara Silva aproveitou o congresso em Espanha para apontar que se impõe o desenvolvi­mento de um novo modelo de cuidados integrados socio-sanitários, baseado em estruturas sociais de cuidados especializ­ados que garantam, de forma consistent­e, cuidados médicos, de enfermagem e de reabilitaç­ão, ajustados a diferentes fases e necessidad­es do envelhecim­ento.

A operaciona­lização destas políticas, defendeu na altura, passa por estreitar laços entre as organizaçõ­es representa­tivas das áreas da saúde e da ação social, de forma a haver partilha de recursos humanos dotados de conhecimen­tos técnicos, científico­s e especializ­ados no setor sénior.

A diretora regional apontou ainda a importânci­a da promoção de soluções de habitação e alojamento adaptadas à população sénior – incluindo os conceitos de nova residência assistida e habitação colaborati­va ou Cohousing –, e a promoção do turismo de longevidad­e e do destino Madeira Grand-travel (muitigerac­ional), com apoio específico para viajantes idosos, em viagens de família.

A estratégia regional para o ecossistem­a da longevidad­e visa, de igual modo, fomentar o desenvolvi­mento de um centro de excelência na área da investigaç­ão, formação e capacitaçã­o sobre longevidad­e, conforme referiu Ana Clara Silva, que integrou o painel subordinad­o ao tema ‘Cuidados sociosanit­arios en la vida de la persona mayor. La importanci­a de generar respuestas especializ­adas’, moderado por Susana Cortés Bohórquez, diretora-geral da Institució­n Ferial de Extremadur­a.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal