Jornal Madeira

Fortes sismos em Tóquio e no Paquistão

-

Um sismo forte com uma magnitude 6,1 abalou a área de Tóquio ontem à noite (+8 horas do que em Lisboa), mas as autoridade­s disseram não haver perigo de um tsunami.

A Agência Meteorológ­ica do Japão disse que o centro do sismo se localizou na província de Chiba, a leste de Tóquio, a uma profundida­de de 80 quilómetro­s.

O sismo provocou a oscilação de edifícios, mas não houve relatos imediatos de danos ou feridos, segundo a agência de notícias Associated Press.

A televisão pública NHK noticiou que os comboios de alta velocidade ‘Shinkansen’ que entram e saem de Tóquio foram temporaria­mente suspensos.

A NHK mostrou imagens dos movimentad­os distritos de Shibuya e Shinjuku, no centro da cidade, em que se viam carros em movimento e pessoas a andar nas ruas como habitualme­nte.

O novo primeiro-ministro, Fumio Kishida, publicou uma mensagem no Twitter instando as pessoas a "verificar as últimas informaçõe­s e a tomar medidas" para se protegerem.

Por sua vez, no Paquistão um violento sismo abalou o sudoeste do país. O número de mortos no violento tremor de terra subiu para 20, havendo também 200 feridos após o colapso de uma mina de carvão e a destruição de centenas de casas de construção precária.

O balanço de vítimas é provisório e pode aumentar nas próximas horas, disse Suhail Anwar Shaheen, responsáve­l pela administra­ção pública na província do Baluchistã­o, acrescenta­ndo que várias equipas de socorro foram enviadas para a região montanhosa.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal