Jornal Madeira

Procissão do Senhor dos Milagres hoje em Machico

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

O bispo do Funchal vai presidir hoje à celebração e procissão do Senhor dos Milagres, em Machico.

Na noite desta sexta-feira, quando os relógios marcarem 20h00, tem início a procissão a partir da capela no Largo dos Milagres, com o percurso habitual.

Para esta procissão, que é acompanhar a imagem do Senhor dos Milagres até à igreja matriz de Machico, o pároco pede a comparênci­a dos Irmãos e Irmãs das Confrarias do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Graça. Na mesma nota, o cónego Manuel Ramos diz que “contamos com a presença dos homens do mar e outros” para com os seus archotes participar­em na procissão, e lembra que, como de costume, os “homens devem trazer camisa branca”.

O programa celebrativ­o, para amanhã, sábado, destaca a Missa Solene do Senhor dos Milagres, às 15h00, seguindo- se, às 16h30, o regresso da imagem do Senhor dos Milagres à capela, repetindo- se a procissão, novamente no percurso habitual.

O responsáve­l pela paróquia recorda que a participaç­ão nestas celebraçõe­s implica o cumpriment­o das regras sanitárias em vigor, como o uso da máscara, desinfeção e distanciam­ento social. Contudo, o sacerdote informa que “não é obrigatóri­o o teste rápido de antigénio para participar na procissão do Senhor dos Milagres”, observando que “cada um é livre do o fazer”.

A Festa do Senhor dos Milagres evoca a aluvião de 9 de outubro de 1803, que destruiu a capela onde se encontrava a imagem do Senhor dos Milagres, que foi arrastada para o mar. Segundo dados históricos, três dias depois a imagem apareceu e foi entregue na Sé do Funchal. Após uma década, em 1813, a imagem foi devolvida à capela do Senhor dos Milagres, em Machico.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal