Jornal Madeira

Militantes estranham “silêncio” da Comissão Regional do PS-M

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

[Célia Pessegueir­o] “tem muita experiênci­a política e é um ativo muito importante para o PS”, afirmou Cafôfo.

Há seis meses que o Ps-madeira não reúne a Comissão Regional e o facto está a deixar alguns militantes descontent­es. Dizem estranhar o silêncio antes e depois das eleições no órgão máximo do partido entre congressos e até alegam que vai “contra os estatutos” [o artigo 43 diz que a Comissão Regional reúne ordinariam­ente pelo menos de três em três meses].

Presidida por Célia Pessegueir­o, a Comissão Regional conta com mais 70 comissário­s, eleitos no último congresso realizado em setembro de 2020.

Recorde-se que, com o anúncio da saída de Paulo Cafôfo da liderança do partido, na noite das últimas eleições autárquica­s, está agora nas mãos daquele órgão agendar uma reunião para a marcação de um congresso, de onde sairá eleito o próximo presidente do Ps-madeira.

Deverá fazê-lo, de acordo com os estatutos do partido, através de um aviso que deverá ser enviado, a todos os membros, com a antecedênc­ia mínima de quinze dias.

Até ao momento, para além da comissão política que teve lugar a 29 de setembro e que serviu sobretudo para analisar os resultados eleitorais, mais nenhum novo passo foi dado e o futuro continua incerto, apesar de Paulo Cafôfo já ter dito que se manterá na presidênci­a até à realização do Congresso Regional extraordin­ário, “para não deixar um vazio de poder”.

Tirando o anúncio, nesse mesmo dia, de Filipe Menezes de Oliveira que aproveitou a ocasião para “chegar-se à frente” e apresentar-se como candidato à corrida da liderança do PS-M, mais nenhum movimento foi dado.

Célia Pessegueir­o, que na próxima semana vai tomar posse para um segundo mandato à frente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, remete-se, por enquanto, ao silêncio. Aliás, desde a demissão de Cafôfo que tem rejeitado chamadas telefónica­s e evitado, claramente, comentar qualquer assunto que esteja relacionad­o com o partido.

Recorde-se que o nome da autarca para a presidênci­a do PS-Madeira já foi mencionado e até elogiado por algumas figuras do partido, inclusive pelo presidente demissioná­rio, que, apesar de não querer se meter nesta questão de forma pública, admitiu, à margem da última comissão política, que Célia Pessegueir­o “é uma excelente presidente de Câmara, tem muita experiênci­a política e é um ativo muito importante para o PS”.

Outro dos nomes que também já expressara­m publicamen­te apoio a Célia Pessegueir­o, caso ela se candidate, foi o de Rui Caetano, recentemen­te eleito líder do grupo parlamenta­r do partido na Assembleia Legislativ­a da Madeira, após a saída de Miguel Iglésias.

 ?? ?? Com a demissão de Paulo Cafôfo, há quase 15 dias, o futuro do Ps-madeira continua incerto.
Com a demissão de Paulo Cafôfo, há quase 15 dias, o futuro do Ps-madeira continua incerto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal