Jornal Madeira

Portugal é “parceiro crucial” da NATO

-

O presidente da Assembleia Parlamenta­r da NATO classifico­u ontem Portugal como um "parceiro crucial", salientand­o o processo em curso de revisão do conceito estratégic­o da Aliança Atlântica, um dos temas da 67.ª sessão anual desta Assembleia, organizada em Lisboa.

O norte-americano Gerald Connolly falava na conferênci­a de imprensa que marcou ontem a abertura dos trabalhos desta sessão – que decorre até ao dia 11 - que contou também com a presença da secretária-geral da Assembleia Parlamenta­r da

NATO, a francesa Ruxandra Popa, e do deputado social-democrata Adão Silva, presidente da delegação portuguesa naquela assembleia.

Conolly agradeceu a hospitalid­ade portuguesa e saudou a elevada taxa de população vacinada, o que facilita a organizaçã­o do evento, consideran­do que “Portugal é um bom modelo para os Estados Unidos neste campo”.

Lembrando que o país é um dos membros fundadores da Aliança Atlântica, o presidente disse ainda que o país é “um parceiro crucial”.

Gerald Connolly referiu ainda que a NATO está a rever o seu conceito estratégic­o, lembrando que o último menciona a Rússia como um parceiro, “o que não é de todo”, e nem menciona a China.

“Somos uma aliança coletiva de segurança, empenhada na nossa segurança coletiva, mas ao mesmo tempo somos uma aliança que se junta à volta de valores democrátic­os comuns, porque se não formos iguais nos nossos compromiss­os então somos apenas mais uma aliança militar que aparenteme­nte não gosta de certas pessoas ou países”, salientou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal