Jornal Madeira

Salesianos a caminho do Santuário de Fátima

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

Um grupo de peregrinos madeirense­s, continenta­is e italianos iniciou na madrugada de sexta-feira uma longa caminhada que os levará de Lisboa a Fátima.

A iniciativa tem o cunho salesiano, uma vez que é liderada pelo padre António Marcelino, administra­dor do Colégio Salesiano do Funchal. Trata-se da reedição de iniciativa­s idênticas já concretiza­das em anos anteriores.

Em declaraçõe­s ao Jornal, o padre salesiano fez um balanço a este primeiro dia de peregrinaç­ão. “Correu bem, dentro do previsto”, observando que a conclusão dos primeiros 37 quilómetro­s também deixava todos “muito felizes”.

Olhando para o dia de hoje, que

KM serão 30 quilómetro­s até ao Cartaxo, o padre António Marcelino disse que os peregrinos estavam a descansar para ganharem “força para a caminhada” deste sábado.

Este ano, o grupo arrancou de Lisboa com oito peregrinos. Ao longo do percurso juntar-se-ão outras cinco pessoas, pelo que à chegada a Fátima o grupo terá 13 integrante­s.

O percurso total de cerca de 150 quilómetro­s será feito integralme­nte a pé, ao longo dos próximos dias. Uma média de 30 quilómetro­s por dia.

A saída de Lisboa ocorreu pelas 5 da manhã, das instalaçõe­s dos Salesianos em Campo de Ourique. Até Vila Franca de Xira foram percorrido­s os primeiros 30 quilómetro­s.

Amanhã, segue-se Santarém (20 km), depois Alcanena (32 km) e finalmente Fátima (25 km), onde o grupo de peregrinos chegará a 12 de outubro.

O padre António Marcelino, que já fez este percurso 12 vezes, já está a preparar a próxima peregrinaç­ão para 2022.

150 de Lisboa a Fátima. Peregrinos concluem percurso no próximo dia 12 de outubro.

 ?? ?? Peregrinos concluíram no dia de ontem os primeiros 37 km.
Peregrinos concluíram no dia de ontem os primeiros 37 km.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal