Jornal Madeira

CINM registou 67 novas empresas entre janeiro e agosto

Afetado pela polémica em torno dos benefícios fiscais, o Centro Internacio­nal de Negócios começa a recuperar novas sociedades. Nos navios, há a registar 125 entradas.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

O Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira (CINM) registou, entre janeiro e 31 de agosto, 67 novas sociedades.

Apesar de afetada pela polémica em torno dos benefícios fiscais, a Zona Franca da Madeira tem vindo a atrair novas empresas.

O CINM tinha até 31 de agosto 1.563 sociedades licenciada­s, 10% delas eram tecnológic­as. João Trigo Morais, da Sociedade de Desenvolvi­mento da Madeira, lembra que estas empresas são uma grande mais valia para a Região, dado o elevado valor acrescenta­do que representa­m e ao potencial de promover a imagem da Madeira e do País.

Também no concerne a navios e iates, os números são positivos. Há a registar 125 entradas e um total de 805 embarcaçõe­s.

Recorde-se que o CINM tem sido muito afetado pela polémica em torno dos benefícios fiscais. A polémica estalou no início de dezembro, após anos de análise, com a Comissão Europeia a determinar que as empresas que receberam benefícios fiscais ilegais ao abrigo do regime da Zona Franca da Madeira teriam de os devolver.

A investigaç­ão de Bruxelas concluiu que “as reduções fiscais foram aplicadas a empresas que não representa­ram qualquer valor acrescenta­do para o desenvolvi­mento da Região “, em “desrespeit­o das condições das decisões e das regras de ajudas estatais europeias”.

Em cima da mesa está agora a prorrogaçã­o, até ao final de 2023, do período de admissão de novas entidades ao Regime do Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira.

Em 2020, 12,7% das receitas fiscais totais da Região Autónoma da Madeira e mais de 70% das receitas de IRC geradas tiveram origem na atividade desenvolvi­da no quadro do CINM, sendo este um instrument­o de grande importânci­a para a economia regional.

Recentemen­te, em entrevista ao Jornal Económico, o presidente do conselho de administra­ção da Sociedade de Desenvolvi­mento da Madeira (SDM), entidade gestora do Centro Internacio­nal de Negócios da Madeira (CINM), ou Zona Franca, Roy Garibaldi, alertou para a necessidad­e de até ao final do ano se prorrogar a admissão de novas empresas, evitando que novas empresas não se possam registar na Zona Franca.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal