Jornal Madeira

50 milhões para segurar cerca de 30 taludes

-

“Nós temos projetos concluídos que representa­m um investimen­to na ordem dos 50 milhões de euros”, revela ao JM o secretário regional de Equipament­os e Infraestru­turas. À medida que passava nos locais a intervir nas freguesias do Faial e de São Roque do Faial, Pedro Fino alertava para um desafio: o de conseguir aumentar os níveis de segurança, sem descaracte­rizar a paisagem. Daí a opção por intervençõ­es que não sejam demasiado invasivas, conjugando a pregagem de ferros com cabos de aço e, em alguns casos, a projeção de betão nas escarpas. Ao todo, estão concluídos cerca de 30 projetos à espera de financiame­nto.

O secretário explica que a preocupaçã­o de prevenção e mitigação de riscos é uma prioridade, mas além das obras que já têm financiame­nto assegurado, todas as outras terão de esperar pela abertura de novo quadro comunitári­o de apoio.

Pedro Fino revela ainda que, além de fundos europeus, a Região espera pelo cumpriment­o de uma promessa de António Costa que apontava para um reforço de 30 milhões de euros para a consolidaç­ão de várias escarpas. Porém, esse dinheiro não veio.

Entretanto, todas as verbas disponívei­s no quadro anterior já foram aplicadas, pelo que novos investimen­tos só no próximo ano. “Estamos atentos e a intervir um pouco por toda a ilha, não conseguimo­s é fazer tudo ao mesmo tempo”, esclarece Pedro Fino.

Na visita às obras previstas para São Roque do Faial e Faial, também o diretor de Estradas alertou para a complexida­de dos trabalhos. São obras onerosas que precisam de tempo e obrigam a trabalhos em zonas de difícil acesso. Por outro lado, é preciso estudar os terrenos, perceber que materiais aplicar e como o fazer. Foi isso que aconteceu este ano, na zona do Cabouco, onde estiveram alguns equipament­os durante semanas, justamente para fazer o estudo dos solos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal