Jornal Madeira

O QUE SE SABE DO OE

-

tar os salários dos trabalhado­res da administra­ção pública em 0,9 no próximo ano.

Pela parte do executivo, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendes, salientou que se procedeu a uma revisão em alta do cenário macroeconó­mico e que, no agregado de 2021 e 2022, Portugal recuperará os níveis de riqueza pré-pandemia no próximo ano.

Em relação às prioridade­s orçamentai­s para 2022, o primeiro-ministro, António Costa, já avançou a possibilid­ade de o Governo avançar com um desdobrame­nto dos terceiro e sexto escalões do IRS, com um reforço do impacto financeiro do IRS jovem e com medidas de caráter social sobretudo destinadas ao combate à pobreza infantil.

CRESCIMENT­O DE 5,5%, DESEMPREGO NOS 6,5%

O Orçamento do Estado para 2022 prevê um cresciment­o de 5,5% no próximo ano e um défice de 3,2%. A dívida pública deverá atingir os 123% do Produto Interno Bruto (PIB) e o desemprego ficará nos 6,5%.

INCENTIVOS PARA EMPRESAS QUE INVISTAM

AUMENTOS DE 0,9% NA FUNÇÃO PÚBLICA

MEXIDAS NO IRS MAS

CARGA FISCAL NÃO SOBE

Em 06 de setembro, em entrevista à TVI, o primeiro-ministro afirmou que o seu Governo está a trabalhar para que no próximo Orçamento se introduzam desdobrame­ntos nos escalões de IRS entre 10 e 20 mil euros e entre os 36 e 80 mil euros. A revisão dos escalões do IRS não implicará aumento da carga fiscal”.

IVA DA ELETRICIDA­DE

SEM ALTERAÇÕES

O Ministério do Ambiente disse, no dia 02 de outubro que não será apresentad­a qualquer proposta de alteração ao IVA da eletricida­de para o próximo Orçamento do Estado e que “nem a mesma se justifica”.

MAIS DE 2 MIL MILHÕES DE DESPESA ADICIONAL

O Governo vai ter de acomodar uma despesa adicional de 2.053,8 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2022, relativa a medidas já comprometi­das e com impacto no próximo ano, sobretudo com salários, investimen­tos estruturan­tes e pensões, de acordo com o Quadro de Políticas Invariante­s enviado à Assembleia da República.

 ?? ?? António Costa e João Leão vão defender a proposta de Orçamento nos dias 26 e 27 deste mês.
O Governo anunciou que está a preparar para o próximo Orçamento do Estado incentivos para que as empresas que invistam paguem menos IRC, sem adiantar mais pormenores.
O Governo propôs na quinta-feira aos sindicatos da função pública uma atualizaçã­o salarial de 0,9% para o próximo ano. A proposta de aumentos salariais para a função pública em 2022 vai custar cerca de 225 milhões de euros brutos.
António Costa e João Leão vão defender a proposta de Orçamento nos dias 26 e 27 deste mês. O Governo anunciou que está a preparar para o próximo Orçamento do Estado incentivos para que as empresas que invistam paguem menos IRC, sem adiantar mais pormenores. O Governo propôs na quinta-feira aos sindicatos da função pública uma atualizaçã­o salarial de 0,9% para o próximo ano. A proposta de aumentos salariais para a função pública em 2022 vai custar cerca de 225 milhões de euros brutos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal