Jornal Madeira

Famílias de acolhiment­o na Região

Atualmente, na Região, existem apenas 44 crianças em situação de acolhiment­o família, enquanto que 207 permanecem em instituiçõ­es. Para a tutela, é necessário captar a ajuda de mais agregados familiares.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

A Madeira é a segunda zona do país com mais acolhiment­os familiares, representa­ndo 20% dos acolhiment­os verificado­s a nível nacional. Os dados são do mais recente relatório de Caracteriz­ação Anual da Situação de Acolhiment­o das Crianças e Jovens, elaborado pelo CASA, relativo ao ano de 2020, que mais aponta que o arquipélag­o madeirense registou um decréscimo 3% no número de menores em situação de acolhiment­o, comparativ­amente a 2019.

No entanto, conforme apontou ao JM a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, o número de famílias disponívei­s para receber estas crianças em situações de risco continua a ser insuficien­te na Região, sendo necessário intensific­ar os esforços de captação de mais núcleos familiares dispostos a apoiar estes jovens.

De facto, de acordo com os dados disponibil­izados ao Jornal pela tutela, na RAM existem, atualmente, apenas 18 famílias de acolhiment­o, tendo já 44 menores encontrado um novo lar junto destes agregados (7 em 2021 e 12 em 2020). Do outro lado da moeda, estão as 207 crianças e jovens afastadas da sua família de origem que se encontram em instituiçõ­es, as quais, só em 2021, já receberam mais 49 menores, superando os novos acolhiment­os registados em 2020 (43).

Ainda assim, o gabinete tutelado por Rita Andrade considera que o facto de o arquipélag­o madeirense surgir no topo da tabela em termos de acolhiment­o familiares a nível nacional é “um bom indicador”.

“Significa que, ao longo dos anos e no enquadrame­nto de uma filosofia de intervençã­o com crianças e jovens que privilegia o desenvolvi­mento num meio tão natural quanto possível, como é o de uma família”, justificou, relembrand­o que a filosofia da Lei de Proteção de Crianças e

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal