Jornal Madeira

OS FENÓMENOS

-

Na passada semana houve mais um apagão nas redes sociais do grupo Facebook, durante uma tarde e princípio de noite, os internauta­s estiveram desligados da rede, o que provocou uma nova migração de utilizador­es para outras plataforma­s, pela necessidad­e de se manter em contato com a sociedade virtual. Não só por este caso, mas também, o Facebook teve perdas astronómic­as nas suas contas. Quem mais fica prejudicad­o com estes apagões são aqueles que já vivem das publicaçõe­s que fazem nas redes sociais e com isso realizam algumas somas muito interessan­tes. Depois do fenómeno dos youtubers, que surgiram como cogumelos nos ecrãs dos dispositiv­os móveis, alguns deles tendo alcançado dimensão de estrelas do audiovisua­l e que ainda hoje continuam a rentabiliz­ar os seus conteúdos, surgem agora os fenómenos dos vídeos mais curtos apresentad­os no Tiktok ou no Reels. Quem não se recorda no primeiro período de confinamen­to em 2020, do meme do caixão?

Até a própria expressão é relativame­nte nova: os memes – pequenos vídeos ou imagens estáticas que expressão um momento, uma reação ou uma piada – a verdadeira justificaç­ão que uma imagem vale mais que mil palavras! Alguns destes memes são já tão famosos que se transforma­ram em NFT (Non-fungible Token), alguns deles atingindo valores astronómic­os em leilões e adquiridos como bens valiosos ou obras de arte.

Bella Poarch foi o fenómeno que se seguiu, para muitos, ainda uma ilustre desconheci­da, é a número um em popularida­de pelos mais novos. Esta jovem filipo-americana criou em agosto de 2020 um dos vídeos mais vistos de sempre na rede social Tiktok, onde faz um playback da música Soph Aspin Send de Millie B e que em menos de um ano a elevou a estrela mundial, não apenas das redes sociais, mas também da pop music, tendo já dois temas gravados. Khaby Lame é outro destes fenómenos. Sem dizer uma única palavra, lembrando os primórdios do cinema mudo e das comédias de Chaplin, este senegalês que vive em Itália aparece na rede a satirizar populares vídeos de hacks de vida, tendo atingido este mês o segundo lugar dos mais seguidos no Tiktok. Este que era, há pouco mais de um ano, mais desemprega­do operário fabril é agora uma das estrelas mais requisi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal