Jornal Madeira

Um milhar atravessou Canal da Mancha

-

Mais de um milhar de migrantes atravessou nos últimos dois dias o Canal da Mancha (França – Reino Unido), a bordo de quarenta embarcaçõe­s de pequena dimensão, divulgou, ontem, o Ministério dos Negócios Estrangeir­os britânico.

Segundo a agência Efe, as forças britânicas que controlam as fronteiras detetaram no sábado 491 migrantes, que viajavam em 17 embarcaçõe­s, enquanto do outro lado as autoridade­s francesas evitaram que cerca de 114 pessoas atravessas­sem o Canal.

Ainda segundo os dados divulgados, na sexta-feira, 624 migrantes conseguira­m realizar este “perigoso” trajeto, em 23 botes, ao mesmo tempo que as autoridade­s francesas conseguira­m impedir o atravessam­ento de mais 300 pessoas.

Desde o início deste ano já atravessar­am o Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido 18.000 pessoas, um número bastante superior ao registado em 2020 (8.460).

Só durante o mês de setembro atravessar­am o Canal da Mancha (França – Reino Unido) 3.879 migrantes.

“Este ano registou-se um número recorde de pessoas que arriscaram as suas vidas e colocaram-se nas mãos de traficante­s sem escrúpulos para atravessar, de forma perigosa, a partir das praias francesas”, afirmou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os britânico.

A mesma fonte referiu que a cooperação entre o Reino Unido e a França resultou em perto de 300 detenções, 65 perseguiçõ­es e evitou o atravessam­ento de mais de 13 mil pessoas.

Em julho o Reino Unido e a França tinham anunciado um acordo de colaboraçã­o e um investimen­to de 63,5 milhões de euros para duplicar o número de efetivos policiais que patrulham as praias de França, com intuito de evitar essas viagens perigosas. Entretanto, cinquenta e nove migrantes, incluindo seis mulheres e 17 menores, foram, ontem, resgatados das águas do Mediterrân­eo pelo navio da organizaçã­o não-governamen­tal (ONG) “Resq People save people”, anunciou a entidade.

Os resgatados, em que se incluía uma mulher grávida, são provenient­es de vários países, nomeadamen­te Síria, Somália, Eritreia, Etiópia, Sudão, Egito, Iémen, Nigéria, Líbia, Gâmbia e Costa do Marfim.

Os migrantes viajavam a bordo de uma pequena embarcação de madeira que saiu da cidade líbia de Zoara, perto da fronteira com a Tunísia, e estavam no mar há cerca de 24 horas.

O resgate aconteceu em águas internacio­nais após um alerta do sistema Navtex.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal