Jornal Madeira

Taiwan recusa seguir caminho que China quer

-

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, apelou, ontem, ao reforço das defesas da ilha para mostrar que "ninguém pode forçar Taiwan a seguir o caminho que a China escolheu" para um território cuja soberania é reivindica­da por Pequim.

No seu discurso no Dia da República Nacional da China, o nome oficial de Taiwan, a líder da ilha acrescento­u que Pequim "não oferece nem um modo de vida livre e democrátic­o para Taiwan nem soberania para os seus 23 milhões de habitantes" na visão das autoridade­s chinesas para aquilo a que chamam "reunificaç­ão".

A mensagem de Tsai chega apenas um dia depois do Presidente chinês, Xi Jinping, ter assegurado que a China "pode e irá conseguir" a reunificaç­ão com Taiwan, desta vez deixando de lado a ameaça de o fazer pela força.

Por outro lado, o líder chinês falou do "princípio básico da 'reunificaç­ão pacífica'" - e oferecendo a integração na República Popular sob 'um país, dois sistemas' que é aplicado em Macau ou Hong Kong e que garante um certo grau de autonomia.

 ?? ?? Taiwan não quer a reunificaç­ão.
Taiwan não quer a reunificaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal