Jornal Madeira

Bandolins de todo o mundo brilham no TBD

Nesta edição do Festival Internacio­nal de Bandolins da Madeira, vão se encontrar em palco sonoridade­s não só provenient­es da Região, mas também oriundas do Brasil, do Chile e da Venezuela.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

OTeatro Baltazar Dias recebe, no próximo dia 22 de outubro, o Festival Internacio­nal de Bandolins da Madeira. Esta é a 6ª edição desta iniciativa que se prolongará até dia 24 e que promete proporcion­ar um encontro único do público com as mais variadas linguagens que este instrument­o internacio­nalmente apresenta.

Partindo da Madeira, que tem uma tradição secular no bandolim, para o mundo, no palco do teatro, sediado na capital madeirense, as sonoridade­s das orquestras e tunas regionais vão se encontrar e brilhar juntamente com projetos de artistas de renome mundial numa única celebração deste instrument­o que é protagonis­ta.

A marcar o arranque deste festival, estará o documentár­io de ‘ Jardins, Bandolins e outros abraços’, de Cristina Vieira, licenciada em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universida­de do Porto e, mais tarde, em Design/projetação na Universida­de da Madeira, e cujo projeto será exibido por volta das 21 horas.

Já no dia seguinte, dia 23, a partir das 18 horas, será o 36.º Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira que assegurará a continuaçã­o deste evento musical, seguindo-se a atuação do grupo Sandoval 4Tet, provenient­e da Venezuela e do Chile.

Este grupo, que subirá ao palco por voltas das 21 horas, é composto por quatro artistas, que trarão até à Madeira as harmonias tradiciona­is do seu país, apresentan­do ao público obras originais, interpreta­das e recriadas, com magia e improvisaç­ão garantidas.

Por fim, a fechar este festival, estará o segundo e último dia do encontro das melodias dos bandolins madeirense­s, que serão ainda acompanhad­os pela atuação de Edu Miranda Trio, um nome incontorná­vel do chorinho brasileiro. Com este artista, temas originais, chorinhos, sambas, baiões, forrós, maracatus e até mesmo fados ganham uma nova abordagem, encerrando em grande este festival.

Os bilhetes têm o valor de 10 euros e já se encontram à venda, podendo ser adquiridos no Teatro Baltazar Dias ou na bilheteira Ticket Line.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal